O governador do Banco Central da República Tcheca, Aleš Michl, cogita começar um debate interno no órgão para a compra de Bitcoin com o objetivo de diversificar os investimentos da instituição que comanda a economia do país. A revelação foi feita na segunda-feira (6), em entrevista ao canal CNN Prima News, um veículo local de comunicação.
Michl disse que já levou internamente a sugestão de compra de Bitcoin, mas que nenhuma decisão foi tomada, já que qualquer movimentação teria de ser feita de forma colegiada.
“Claro, eu considero o Bitcoin, mas somos sete no conselho”, disse Michl. “O Bitcoin é uma opção interessante para diversificação em relação a outros ativos.”
Além disso, o executivo afirma que sua ideia era “adquirir apenas alguns bitcoins” e não “fazer um investimento significativo”.
Enquanto o Bitcoin ainda está apenas no plano das possibilidades, o Banco Central da República Tcheca já está firme na estratégia de diversificar para ativos mais clássicos. O executivo disse na entrevista que o banco segue comprando ouro e que até 2028 quer ter 5% de sua reserva no metal precioso.
A notícia do Banco Central se aproximando do Bitcoin vem depois de o governo tcheco ter aprovado, em dezembro de 2024, uma lei que isenta ganhos de capital para quem segurar Bitcoin por mais de três anos. A legislação entrou em vigor no dia 1º de janeiro e o limite anual de isenção é de CZK 100.000 (aproximadamente US$ 4.000) de renda bruta anual.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.