ethereum,
Foto: Shutterstock

A aguardada atualização Pectra do Ethereum, a maior mudança na blockchain desde a Fusão (Merge) em 2022, foi lançada na quarta-feira (5) na rede de testes (testnet) Sepolia.

A comunidade do Ethereum utiliza testnets para testar e avaliar grandes atualizações técnicas antes de implementá-las, sem o risco de afetar a blockchain principal (mainnet), funcionando como um ensaio geral.

Publicidade

Mas o lançamento não ocorreu sem problemas. O desenvolvedor da Ethereum Foundation, Tim Beiko, tuitou que sua equipe estava “investigando um problema causado pelo contrato de depósito personalizado na Sepolia”.

Ele acrescentou que “isso fez com que alguns clientes EL tivessem problemas, incluindo transações nos blocos”. O termo ‘clientes EL’ geralmente se refere a softwares que operam em um nó dentro da rede Ethereum.

O lançamento havia sido considerado um sucesso completo poucas horas antes, com o desenvolvedor do Ethereum, Terence, tuitando que a Pectra “foi finalizada com uma taxa de proposta perfeita” na Sepolia — o que significa que todos os validadores conseguiram propor cada bloco designado sem falhas.

A notícia surge após o projeto Pectra enfrentar contratempos técnicos recentes. No fim do mês passado, os desenvolvedores principais do Ethereum tentaram executar a Pectra em outra testnet, a Holesky, mas não conseguiram atingir a funcionalidade esperada. A Ethereum Foundation minimizou os problemas técnicos, com Tim Beiko chamando as falhas de “bastante triviais e facilmente corrigíveis”.

Publicidade

No entanto, após o erro do mês passado, alguns membros da fundação teriam solicitado que os desenvolvedores revisassem manualmente seu código antes do lançamento na Sepolia, de acordo com uma reunião de desenvolvedores relatada pelo Decrypt.

O que é a atualização Pectra?

Pectra deve trazer diversas melhorias aguardadas pelos usuários, incluindo a possibilidade de pagar taxas de gás com criptomoedas além do ETH, como stablecoins — recurso conhecido como abstração de contas.

A atualização também aumentará o limite de ETH que os usuários podem alocar em staking e receber rendimentos de 32 ETH para 2.048 ETH. Alguns membros do setor de staking do Ethereum preveem que a Pectra poderá reduzir os custos de infraestrutura em até 50%.

A data de lançamento da Pectra ainda não foi definida oficialmente, e os desenvolvedores do Ethereum planejam se reunir em 6 de março para discutir o cronograma de implementação na mainnet.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Martelo de justiça de madeira em frente à bandeira dos Estados Unidos

DOJ culpa tribunal por arquivamento indevido de processo cripto ligado a Trump

A procuradora Jeanine Pirro culpou servidores do tribunal por arquivarem todo o caso, em vez de apenas uma das empresas envolvidas
logo ethereum azul com gráficos ao fundo

O Ethereum tem força para romper máxima histórica ainda em 2025?

Charles Edwards, fundador do Capriole Fund, espera uma nova máxima histórica do Ethereum em um prazo de “seis a 12 meses”
logo do JP Morgan em prédio

JPMorgan explora oferecer empréstimos com garantia em Bitcoin

O gigante de Wall Street pode permitir que clientes tomem empréstimos com garantia em criptoativos como Bitcoin e Ethereum já no próximo ano
moeda xrp ripple

XRP agora é maior que Uber, BlackRock e PepsiCo — e se aproxima do McDonald’s

O valor de mercado da criptomoeda cresceu e se tornou maior do que algumas das maiores empresas do mundo após atingir uma nova máxima histórica