A Apple finalmente começou a lançar atualizações para seu conjunto de ferramentas baseadas em IA para iOS, iPadOS e macOS.
Embora a maior empresa de tecnologia para o consumidor do mundo tenha divulgado seus mais recentes aprimoramentos, as análises da Apple Intelligence não foram muito satisfatórias.
A experiência de IA, “em sua forma atual, é bastante monótona”, disse o editor sênior de análises da Wired, Julian Chokkattu.
Ina Fried, correspondente chefe de tecnologia da Axios, disse que a versão preliminar oferecia “apenas melhorias modestas que me deixaram animada para o futuro, mas também impaciente”.
E o New York Times disse que “o tão falado futuro transformado pela IA ainda parece muito distante”.
Bom, agora que cumpriu seu prazo autoimposto de outubro para lançar algo relacionado à IA, a Apple tem muito tempo para iterar e transformar o futuro.
A Apple anunciou seus recursos de IA para seus dispositivos — uma colaboração com a OpenAI — em junho, durante sua conferência anual de desenvolvedores.
A medida seguiu o caminho de outros gigantes da tecnologia, que vêm promovendo avanços em IA em seus ecossistemas, incluindo o Google e a Microsoft no início deste ano.
Os participantes do programa beta da Apple já puderam brincar com os recursos lançados hoje para o iOS 18.1, iPadOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1 para iPhone 15 Pro e modelos mais recentes.
Atualização da integração da Siri e do ChatGPT
Com a nova atualização da Apple Intelligence, a Apple disse que a Siri pode alternar entre voz e texto e entender quando os usuários tropeçam em suas palavras, tudo isso enquanto responde a perguntas mais detalhadas.
As bordas da tela de um dispositivo agora brilharão, alertando o usuário de que a Siri está ouvindo, disse a empresa em um comunicado.
Aproveitando seu acordo com a OpenAI, a Siri pode usar o ChatGPT para obter ajuda adicional, insights mais profundos e respostas.
A Apple destacou que o chatbot do GPT estaria disponível gratuitamente, sem a necessidade de uma conta, e funcionaria em aplicativos como Ferramentas de Escrita e Controles de Câmera.
Novas Ferramentas de Escrita
O lançamento preliminar de segunda-feira introduziu novas ferramentas de redação, semelhantes a um cruzamento entre o Grammarly e o Google Docs.
Elas permitem que os usuários reescrevam, resumam e revisem seus trabalhos, além de ajustar o tom em todas as plataformas, incluindo E-mail, Mensagens, Notas, Páginas e aplicativos de terceiros.
Apple Fotos
O aplicativo Apple Fotos agora inclui uma nova ferramenta “Limpar” que permite aos usuários remover objetos ou pessoas indesejadas das imagens.
O Fotos agora também suporta pesquisas mais avançadas usando linguagem natural, facilitando a localização de fotos específicas por meio de sua descrição.
Priorizando E-mails
A atualização 18.1 apresenta novos resumos de notificação e “Mensagens prioritárias” no E-mail, facilitando o gerenciamento de e-mails, incluindo a exibição de resumos de e-mails sem a necessidade de abri-los e a exibição dos e-mails mais urgentes, como convites para o mesmo dia.
O E-mail também incluirá um recurso de “Resposta inteligente” que sugere respostas rápidas a e-mails.
Transcrevendo Notas
Semelhante ao software de transcrição, como o Otter.ai, os usuários da Apple agora podem transcrever e resumir as chamadas telefônicas feitas nos dispositivos do usuário.
Ao contrário do Otter, a Apple transcreve as chamadas em tempo real enquanto a chamada está em andamento. De acordo com a Apple, os participantes da chamada são automaticamente notificados de que a gravação está ocorrendo.
Foco na Privacidade
Embora a ideia de que as chamadas telefônicas sejam gravadas e transcritas possa fazer alguns usuários hesitarem, a Apple afirma que, por meio de seu recurso “Private Cloud Compute”, os dados do usuário nunca são armazenados ou compartilhados com a Apple.
Apesar de o ChatGPT ter sido incluído na Apple Intelligence, a Apple disse que os dados do usuário, como endereços IP, estão ocultos e que a OpenAI não armazena solicitações feitas ao ChatGPT.
“Projetado para proteger a privacidade dos usuários em cada etapa, a Apple Intelligence usa processamento no dispositivo, o que significa que muitos dos modelos que o alimentam são executados inteiramente no dispositivo.”
Sua implementação de IA está atualmente disponível em inglês dos EUA, com versões localizadas em inglês para Austrália, Canadá, África do Sul e Reino Unido, lançadas em dezembro.
A Apple planeja uma atualização para idiomas como chinês, francês, alemão, japonês e espanhol em abril de 2025.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.