ApeCoin (APE): investimento ou meme?

Posse de um personagem do BAYC pode representar o ingresso em um mundo diverso
Imagem da matéria: ApeCoin (APE): investimento ou meme?

(Foto: Shutterstock)

Um dos mais importantes e conhecidos colecionáveis de NFT, sem dúvida nenhuma, é o Bored Ape Yatch Club (BAYC) ou as “figurinhas de macaco”.

Mais do que figuras em .jpg, a posse de um personagem do BAYC pode representar o ingresso em um mundo diverso, com sua própria comunidade e uma esteira de projetos interessantes.

Publicidade

Mas será que essas figuras são apenas mais um meme ou tem algo a mais por trás do projeto? Para começar, gostaria de falar mais sobre o BAYC.

O que é o BAYC?

Trata-se de uma coleção de 10.000 “Apes”, onde cada um possui características desenvolvidas por algoritmos que tornam cada figura única, sem possibilidade de haver outro igual dentro da coleção. 

A única forma de comprar um personagem do BAYC é através do mercado secundário, em sites como Opensea.io, que exigem um conhecimento prévio do comprador sobre carteiras e também de custódia do NFT. Além é claro de desembolsar um valor bem alto para ter acesso a 1 bored ape.

Além da propriedade, os compradores de personagens do BAYC também passam a fazer parte de uma comunidade exclusiva onde apenas detentores do NFT podem participar, reforçando o papel da escassez na coleção.

Publicidade

Mas, o que dá tanto valor ao projeto?

A escassez gera oferta menor do que demanda, que por si só, já é um agente de incremento de preços. Quanto maior a demanda, maior deverá ser o preço de cada ativo ou personagem da coleção.

Outra forma de valor gerada pelo BAYC é a possibilidade de utilização de seus direitos comerciais.

Um caso interessante foi a utilização das imagens de personagens da BAYC em uma hamburgueria na Califórnia, EUA, a Bored & Hungry.

Repleto de imagens de Bored Apes e Mutant Apes, a Bored & Hungry está localizada na movimentada 7th Street, na cidade de Long Beach.

Lá, é possível comprar as refeições com APE e ETH e tem sido uma empreitada de sucesso desde que abriu as portas em março de 2022.

Publicidade

Muitas celebridades têm se juntado à comunidade, como Madonna, Eminem, Justin Bieber e atletas como Neymar e Serena Williams. 

O projeto teve um crescimento tão acelerado que outros NFTs de sucesso foram incorporados pela agência criadora, chamada Yuga Labs. Os colecionáveis CryptoPunks e Meebits fazem parte dessa organização que lançou a sua moeda de governança chamada APE, lançada simultaneamente em grandes exchanges, como Coinbase e Mercado Bitcoin em março de 2022.

A moeda APE é o token de governança da organização Yuga e também será a moeda de troca nas negociações do Metaverso “Otherside” e como o principal item de preço para compra e venda de terrenos virtuais.

A Apecoin tem sua oferta limitada a 1 bilhão de tokens e suas regras estão definidas em smart contract da rede Ethereum. Em poucas semanas de lançamento, já ocupa a 27ª posição de maiores criptomoedas do mundo com sua cotação em torno de US$ 16 (posição do dia 04/05/2022).

Seu projeto traz a possibilidade de maior utilidade do que famosas meme coins como Dogecoin (DOGE) e Shiba Inu (SHIB), já que é a principal moeda do ecossistema que vem sendo desenvolvido pela Yuga Labs. Esses casos de uso real, diferente das meme coins, trazem grande potencial para a moeda APE.

Se os memes terão novos personagens, só o tempo dirá. Mas quanto a utilização em games, propriedades e entretenimento, não há dúvidas de que a Apecoin tem um papel muito importante, com mais tecnologia e profissionais envolvidos que os tradicionais meme coins.

Publicidade

Sobre o autor

Igor Rodrigues é Head de Trading do Mercado Bitcoin