Imagem da matéria: Amazon vai reduzir comissões de programa de afiliados de 15% para 3%
Foto: Shutterstock

A gigante no comércio eletrônico Amazon anunciou na terça-feira (14) que a partir do dia 21 de abril haverá redução nas comissões do seu programa de afiliados.

Para se ter uma ideia, a venda de produtos como roupas, calçados e livros, que chegaram a remunerar o afiliado em até 15%, agora vão pagar no máximo 3%; produtos de mercearia, 1%.

Publicidade

Segundo a CNBC, um porta-voz da empresa se recusou a comentar se a decisão foi resultado da pandemia de coronavírus. 

“Esperamos que você esteja bem durante esse período. Estamos escrevendo para informá-lo sobre as próximas mudanças no Contrato Operacional do Programa de Afiliados da Amazon. Todas as alterações serão efetivas a partir de 21 de abril de 2020”, diz o email enviado aos afiliados.

De acordo com a reportagem, a nova tabela deve causar impacto principalmente em grandes afiliados. Isso porque o programa gera uma receita significativa para sites online vinculados a produtos da empresa.

“Isso vai prejudicar muitas pessoas”, disse um membro do programa à reportagem. “Todos os afiliados com quem eu converso têm a maior parte de suas receitas na venda dessas categorias”, acrescentou.

Publicidade

Conforme detalhou a CNBC, não são pequenos sites somente: BuzzFeed, The New York Times e Vox Media também participam do programa.

Segundo o porta-voz da Amazon, a avaliação de taxas e comissões são uma prática padrão do setor. A companhia, disse, avalia regularmente suas ofertas no programa para se garantir competitiva no setor em geral.

Impacto do coronavírus na Amazon

Conforme a publicação, várias setores da Amazon foram impactados com o surto de coronavírus. Atingida com o aumento de pedidos online, a empresa passou a priorizar as remessas de itens essenciais, diz a CNBC.

Desta forma, a companhia se viu obrigada a interromper temporariamente algumas frentes, como o serviço de entrega chamdo Prime Pantry. De acordo com a reportagem, programas piloto também serão suspensos a partir junho.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração de trump em cima de touro - trump trade

Por que a vitória de Trump fez o ouro cair e o Bitcoin disparar?

Enquanto o Bitcoin bate recorde atrás de recorde, o ouro atinge seu nível mais baixo em dois meses
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Grupo de mídia de Donald Trump estuda comprar corretora de criptomoedas

Um acordo bem-sucedido com a Bakkt aprofundaria a entrada de Trump no mercado de criptomoedas
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Pai Rico vai continuar comprando Bitcoin até atingir US$ 100 mil: “Então vou parar”

Robert Kiyosaki alertou sobre ambição e cautela estratégica: “Não é hora de ser ganancioso”