Altcoins roubam espaço do Bitcoin após vitória da Ripple

Dominância de mercado da maior criptomoeda recuou oito pontos percentuais e chegou a apenas 27%, menor patamar desde abril deste ano
Imagem da matéria: Altcoins roubam espaço do Bitcoin após vitória da Ripple

Shutterstock

A decisão da Justiça dos EUA favorável à Ripple – emissora do token XRP – na semana passada parece ter estimulado um novo interesse dos investidores nas altcoins.

De acordo com um novo relatório da Kaiko Research divulgado nesta terça-feira (25), a dominância do Bitcoin – sua porcentagem de participação dentro da capitalização do mercado total de criptomoedas – caiu oito pontos percentuais.

Publicidade

De acordo com o provedor de dados criptográficos, a dominância do Bitcoin está agora em 27%, uma baixa que não era vista desde abril deste ano.

Bitcoin em baixa, altcoins em alta

Ao mesmo tempo, a decisão sobre a Ripple desencadeou um rali nos preços de várias altcoins na semana passada, liderado por XRP e outros tokens como Polygon (MATIC), Solana (SOL) e Stellar (XLM).

Embora os investidores de altcoin tenham capitalizado a “alt season” liderada pelo XRP na semana passada, o analista da Kaiko Dessislava Ianeva disse ao Decrypt que é muito cedo para considerar isso um rali sustentável.

Embora os volumes de negociação tenham aumentado nas últimas semanas, eles permanecem bem abaixo da média de 2020-2021, disse Ianeva.

Publicidade

“As pressões de compra caíram nos mercados americanos”, disse ela ao Decrypt, acrescentando que “a liquidez continua muito fraca e o impacto total da decisão se desdobrará nos próximos meses”.

O ambiente atual é especialmente volátil em ambas as direções, e Ianeva considera que o “mercado carece de um catalisador claro”, apontando ainda como dificldades as pressões regulatórias do governo dos EUA e os mineradores de Bitcoin vendendo faixas de Bitcoin.

Força para XRP

Depois da decisão a favor de Ripple, o token XRP está em uma forte tendência de alta, desfrutando de um ganho de 45% nas últimas duas semanas. O token agora está sendo negociado a US$ 0,69.

O resultado, que ainda pode receber um recurso da SEC, confirma um grande interesse no XRP, que segundo a pesquisa de Kaiko é ainda mais acentuado fora das fronteiras dos EUA.

Publicidade

O relatório afirma que o mercado coreano, que Ianeva diz ser “historicamente impulsionado por altcoins” e o segundo maior em atividade de XRP, viu um aumento na atividade de “base ampla” – o que significa que o varejo e as baleias estão comprando.

“As perspectivas gerais de longo prazo do BTC melhoraram, beneficiando-se dos influxos relacionados ao ETF, caso a SEC o aprove, e do próximo halving”, diz Ianeva. “E se a inflação continuar a diminuir, o ciclo de aperto do Fed nos juros pode ter atingido o pico.”

Traduzido com autorização do Decrypt