Uma pessoa não identificada transferiu cinco bitcoins (BTC) de uma vez só para a carteira de golpistas, na segunda-feira (01), de acordo com o perfil de monitoramento de blockchains Whale Alert. A transação, que equivale a US$ 243 mil ou R$ 1,4 milhão, ocorreu para uma carteira utilizada por criminosos que se passam pelo Elon Musk, o CEO da Tesla.
Essa modalidade de golpes é conhecida como “giveaway scam”. Ela consiste na falsa promessa de que, ao enviar algumas criptomoedas a determinado endereço, o investidor vai receber duas ou três vezes aquela quantia de volta. Porém, na prática, quem cai nessa trama jamais vê o seu dinheiro retornar.
Para dissimular a farsa, é comum que os golpistas utilizem o nome de pessoas famosas e ricas, como é o caso de Musk. Desse modo, na própria denúncia do Whale Alert sobre o caso, no Twitter, há uma tentativa de golpe semelhante ao reportado na publicação.
Alguns usuários acreditam que o depósito foi feito de propósito, pelos criminosos, para passar uma impressão de legitimidade ao golpe. Como a blockchain do Bitcoin é pública, qualquer pessoa pode verificar as transações dessas carteiras. “Eu me recuso a acreditar que alguém com 5 BTC seja tão estúpido. Deve ser os golpistas fingindo transações para parecer mais legítimos”, opinou o usuário Leviathanon.
Conforme os dados do endereço, a carteira já recebeu nove bitcoins em diferentes quantidades e datas.
Golpes com criptomoedas são comuns nas redes sociais
Não há como assegurar a legitimidade da transferência em questão; isso acontece somente se o dono da carteira vier a público com informações sobre o caso. Esses golpes são comuns e estão disseminados nas páginas voltadas ao mercado de criptomoedas, pois são uma forma de ganhar dinheiro fácil.
Na página própria página do Portal do Bitcoin no Facebook, é comum encontrar pedidos parecidos. Geralmente, são robôs que deixam comentários convidando os seguidores a fazerem depósitos de criptomoedas para determinados endereços. Para tentar dar mais credibilidade, o esquema simula a aparência do perfil do Portal. Outros sites de notícias sofrem com ações semelhantes, em todas as redes sociais.
Mesmo após a denúncia e a exclusão das páginas fraudulentas, o problema não é resolvido. Os golpistas possuem vários perfis falsos para enganar os entusiastas de criptomoedas. Mesmo no YouTube, existem lives e vídeos de golpes online a todo momento, tendo em vista que a plataforma não parece dar conta de banir os usuários fraudulentos.