Imagem da matéria: Além das criptomoedas: conheça os projetos blockchain de sucesso
Foto: Shutterstock

Até agora, você pelo menos já ouviu sobre a tecnologia blockchain, se já não sabe o que ela implica.

Desde que o white paper Bitcoin de Satoshi Nakamoto foi publicado em 2009, o blockchain foi denominado como tendo a capacidade de revolucionar o setor financeiro e até substituir a moeda fiduciária.

Publicidade

No entanto, os casos de uso da tecnologia blockchain não se limitam às moedas digitais, que são simbolizadas pelo Bitcoin.

Como essa tecnologia pode fornecer maior transparência, justiça e redução de custos para as empresas, a blockchain está tendo um efeito notável em diferentes setores.

Este artigo procura destacar diferentes projetos de blockchain que foram implementados com sucesso e que não envolvem criptomoedas.

Contrato Inteligente em blockchain

Burst IQ

Os contratos baseados em blockchain de big data deste projeto ajudam pacientes e médicos em Denver, Colorado, a transferir informações médicas confidenciais de maneira segura.

Os contratos inteligentes criam os parâmetros de quais informações podem ser transferidas e até mostram os detalhes de intervenções de saúde personalizadas para cada paciente.

Propy

Localizado em Palo Alto, Califórnia, o Propy é um mercado imobiliário internacional caracterizado por uma estrutura de registro de títulos descentralizada.

Publicidade

Este mercado digital emprega tecnologia blockchain para facilitar a emissão de títulos em tempo real e fornece propriedades que podem ser compradas usando moedas digitais.

Aplicativos de Internet das Coisas (IoT)

Filament

Sediada em Reno, Nevada (EUA), esta empresa oferece software e hardware de microchip que permitem que dispositivos vinculados sejam executados no blockchain.

As ofertas da Filament criptografam informações do livro razão, disseminam dados em tempo real para outras máquinas vinculadas a blockchain e permitem a monetização dessas máquinas em conexão com os carimbos de data e hora.

HYPR

Esta empresa está sediada em Nova York e é especializada na prevenção de riscos à segurança cibernética em dispositivos IoT usando suas soluções descentralizadas.

Publicidade

Com a remoção de senhas de um servidor centralizado e a substituição por soluções biométricas e sem senhas, a empresa torna praticamente impossível a violação dos dispositivos IoT.

Aplicações logísticas

DHL

A multinacional de remessas DHL está liderando o caminho quando se trata da utilização da logística baseada em blockchain.

Essencialmente, a empresa emprega essa tecnologia para manter um registro digital de remessas e preservar a integridade das transações.

Maersk 

Sediado na Dinamarca, mas com filiais em todo o mundo, esse conglomerado de remessas está colaborando com a IBM para incorporar a tecnologia blockchain no comércio global.

As duas formas vão utilizar essa tecnologia para compreender melhor a cadeia de suprimentos e rastrear mercadorias online em todas as jurisdições internacionais em tempo real.

Esses exemplos destacam algumas das indústrias além das criptomoedas que estão aproveitando os recursos da tecnologia blockchain. No entanto, é essencial observar que os projetos bem-sucedidos não se limitam aos destacados.

Em vez disso, várias outras indústrias e negócios como o Walmart já incorporaram projetos de blockchain em seus processos e estão colhendo os benefícios.

Publicidade

Não há dúvida de que a tecnologia blockchain é a palavra mais quente na indústria de tecnologia.

Com base nos projetos destacados, é evidente que vários setores, além das criptomoedas, estão adotando-a para melhorar a transparência, atrapalhar os concorrentes e otimizar os processos internos.

No entanto, os projetos de blockchain exigem paciência para obter doadores, adquirir usuários e dimensionar suas plataformas antes de descrevê-los como transformadores.

O futuro parece brilhante com pesquisa e desenvolvimento contínuos.

Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019 atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
Imagem da matéria: Projeto de universitários brasileiros ganha R$ 50 mil em hackathon global da Solana

Projeto de universitários brasileiros ganha R$ 50 mil em hackathon global da Solana

Grupo criou aplicação para conectar via blockchain produtores de energia e estações de abastecimento, com a mira no mercado de carros elétricos
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024