Com meses de preparação, o agregador de exchanges descentralizadas (DEX) da Solana, Jupiter, está pronto para lançar seu airdrop do token JUP nesta quarta-feira (31). Quase um milhão de carteiras Solana são elegíveis, e o lançamento do token provavelmente será o maior de 2024.
Você está pronto? O longo período de preparação significa que a Jupiter já lançou uma ferramenta de verificação de airdrop e forneceu ampla orientação sobre o que esperar, mas isso tem sido feito aos poucos desde o final do ano passado. Se você não acompanhou a atividade, aqui está tudo o que você precisa saber.
Quando é a reivindicação do airdrop JUP?
A Jupiter abriu a reivindicação de airdrop às 10 horas ET (12h no horário de Brasília) de hoje, 31 de janeiro, por meio de sua própria plataforma de lançamento, que acabou de ser usada para lançar o token WEN em Solana.
Quem pode receber JUP?
De acordo com a Jupiter, cerca de 955 mil carteiras são elegíveis para o airdrop de JUP, que inclui usuários iniciais que interagiram com o protocolo antes de um registro de 2 de novembro.
Conforme mencionado, a Jupiter lançou uma ferramenta para verificar se você é elegível e, em caso afirmativo, quantos tokens você receberá. Em um post anterior no X, a Jupiter disse que 20% dos tokens iniciais do airdrop serão distribuídos igualmente entre todas as carteiras, enquanto outros 70% serão distribuídos entre os usuários com base em uma “distribuição baseada em pontuação” dependente do uso do protocolo. Os 10% finais serão destinados aos membros da comunidade e aos desenvolvedores.
Outros airdrops estão planejados no futuro para novos usuários, embora ainda não haja um cronograma preciso sobre quando esperar esses lançamentos ou quão lucrativos eles serão para os usuários mais recentes.
Quantos tokens existem?
No total, há 10 bilhões de tokens JUP sendo cunhados. Metade desses tokens será distribuída à comunidade ao longo de vários airdrops e outras iniciativas.
Por fim, 4 bilhões de JUPs serão distribuídos em quatro ondas de airdrops, com 1 bilhão de JUPs definidos para a reivindicação inicial de tokens na quarta-feira. Outros 1 bilhão de JUPs serão eventualmente alocados para contribuintes e subsídios da comunidade, embora o momento dessas iniciativas ainda não tenha sido determinado.
Metade do suprimento total do JUP será usada para as necessidades da equipe e dos tokens, incluindo um pool de liquidez. A equipe da Jupiter não ganhará tokens até janeiro de 2025, quando terá início um ciclo de aquisição de dois anos.
De acordo com um post da equipe na terça-feira (30), um total de 1,35 bilhão de JUPs estará em circulação a partir do primeiro dia, com 1 bilhão de JUPs para a reivindicação de airdrop, 250 milhões de JUPs para um pool de lançamento e 50 milhões de JUPs para “empréstimos a criadores de mercado de câmbio centralizado” e “quaisquer necessidades imediatas de pool de liquidez”. Esse valor é menor do que os 1,7 bilhão de JUP originalmente planejados para circulação imediata e declarados anteriormente.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo