Procurando preencher a lacuna entre a Web3 e os jogos para dispositivos móveis, a empresa de pagamento móvel Zebedee, junto com o estúdio de jogos mobile Viker, anunciaram nesta semana o lançamento de dois novos jogos play-to-earn: o Bitcoin Chess e o Bitcoin Scratch, um jogo de raspadinha digital.
Lançada em outubro de 2019 e cofundadora pelo brasileiro André Neves, a Zebedee é uma empresa de infraestrutura de Jogos focada em Bitcoin que lança jogos centrados na criptomoeda por meio de seu aplicativo móvel. O Bitcoin Chess e o Bitcoin Scratch são os mais recentes de uma linha de jogos lançada com a Viker, com sede em Londres.
“Implementar recompensas com a plataforma da Zebedee não é sobre jogadores ganharem dinheiro, é sobre criar uma experiência mais interessante e divertida”, disse Dan Beasley, cofundador da Viker, em um comunicado à imprensa. “Ganhar essas pequenas recompensas simplesmente é ótimo, independentemente de serem pequenas quantias que não afetarão materialmente a vida da maioria das pessoas.”
Zebedee diz que tanto o Bitcoin Chess quanto o Bitcoin Scratch estão agora disponíveis no iOS e no Android.
Enquanto o preço de negociação de um único bitcoin está na casa dos milhares de dólares, os jogos que permitem aos jogadores ganhar bitcoin normalmente pagam em satoshis — em homenagem ao criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto —, que representa a menor fração da moeda. Para sacar, os jogadores inserem sua conta Zebedee no aplicativo da Viker, onde o jogo acontece, para retirar seus ganhos para o aplicativo Zebedee.
“Estas não são grandes quantias de dinheiro, no entanto, os jogadores ganham alguns centavos por sessão, o que torna o conceito sustentável”, acrescentou a empresa.
Cripto nos jogos
Em julho de 2022, a Zebedee levantou mais US$ 35 milhões no financiamento após angariar US$ 11 milhões em um financiamento de Série A em setembro de 2021. A Zebedee e a Viker já lançaram versões mobile dos jogos Paciência e Sudoku, jogos que dão aos jogadores a chance de ganhar Bitcoin.
Nesse mesmo ano, a Zebedee lançou um servidor privado para o jogo de tiro em primeira pessoa, Counter-Strike: Global Offensive, implementando uma integração não oficial com Bitcoin.
“Essencialmente, os jogadores recebem uma parte da receita do jogo, o que significa que a Viker divide o que eles estão ganhando do jogo com o jogador”, disse a Zebedee em um comunicado. A empresa diz que este modelo cria uma experiência de jogador mais envolvente, levando a uma melhor retenção e, finalmente, tornando o jogo mais lucrativo.
“Esses jogos têm uma enorme audiência global que, na maioria das vezes, não se importa com o Bitcoin. E não estamos pedindo a eles que se importem também”, disse o diretor de estratégia da Zebedee, Ben Cousen, no comunicado. “Realmente não importa que seja Bitcoin, exceto pelo fato de que o que fazemos simplesmente não é tecnicamente possível com a moeda tradicional.”
Em setembro, a Zebedee fez parceria com a startup de Adtech, Slice, para implementar ferramentas de pagamento usando a Lightning Network do Bitcoin em troca da visualização de anúncios no navegador após a instalação da extensão Slice para navegadores web, um conceito popularizado pelo navegador Brave.
* Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!