Ações de empresas de mineração de Bitcoin caem apesar de orientação positiva da SEC sobre proof-of-work

SEC esclareceu na quinta-feira (20) que operações de mineração “não envolvem oferta e venda de valores mobiliários.”
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Shutterstock

As ações de algumas das principais empresas de mineração de Bitcoin de capital aberto caíram em meio a uma queda mais ampla do mercado, mesmo após a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) ter esclarecido na quinta-feira que operações de mineração “não envolvem oferta e venda de valores mobiliários.”

MARA (MARA), CleanSpark (CLSK) e Bitdeer (BTDR) estão entre as empresas de mineração que apresentam perdas até sexta-feira (21). Já a Riot Platforms (RIOT) ficou relativamente estável no dia, após ter registrado queda no começo do pregão.

Publicidade

Até o momento desta publicação, MARA e BTDR caíram cerca de 1,5%, enquanto a CLSK caiu 4,5%. Nenhuma delas apresentou uma recuperação significativa após a divulgação da orientação da Comissão na tarde de quinta-feira, e atualmente estão com desempenho inferior em relação a índices líderes como o Nasdaq Composite e o S&P 500, que caíram 0,03% e 0,4%, respectivamente, nesta sexta-feira.

Outras grandes empresas cripto de capital aberto também registram quedas no dia, com a principal corretora americana Coinbase (COIN) caindo 1,4% e a principal empresa de reservas de Bitcoin Strategy (MSTR) com queda de 1% até agora nesta sexta.

Mecanismos de consenso como proof-of-stake (PoS) ou proof-of-work (PoW) — formas pelas quais muitas blockchains importantes protegem suas redes e verificam transações — já foram alvo da SEC no passado. Por exemplo, em 2022, o ex-presidente da SEC, Gary Gensler, indicou que ativos com proof-of-stake, como Ethereum ou Solana, poderiam ser considerados valores mobiliários.

A orientação da quinta-feira, que menciona especificamente o mecanismo de consenso proof-of-work, também não teve muito impacto no preço dos principais ativos minerados, como Bitcoin ou Dogecoin.

Publicidade

A queda do último dia dá continuidade a uma tendência negativa para os mineradores de Bitcoin listados em bolsa, que recentemente relataram uma perda de mais de US$ 23 bilhões em valor de mercado coletivo em um período de um mês, segundo um relatório do JP Morgan.

A nova orientação da SEC sobre mineração soma-se a uma série de manchetes positivas para o setor cripto ligadas à Comissão, incluindo o encerramento de algumas investigações e processos, como os que envolvem empresas notáveis como Coinbase e Ripple.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.