A semana no CriptoTwitter: CryptoPhunks vs Bored Apes; Bukele defende sua Cidade do Bitcoin

O diretor criativo dos CryptoPhunks acusa BAYC de racismo; grande parte das pessoas não concordou. Bukele discutiu com um professor da Johns Hopkins
Imagem da matéria: A semana no CriptoTwitter: CryptoPhunks vs Bored Apes; Bukele defende sua Cidade do Bitcoin

Foto: Shutterstock

Os mercados de criptomoeda tiveram um início de ano extremamente medíocre. Ainda assim, vendas de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) estão em alta e o Crypto Twitter está mais interessante do que nunca.

Phunks vs. Apes

A semana começou em meio a um combate quando Ryder Ripps, diretor criativo do projeto NFT CryptoPhunks (paródia dos CryptoPunks) alegou que o megapopular Bored Ape Yacht Club (ou BAYC) é racista.

Publicidade

Ele tuitou sobre um Bored Ape com um capacete no estilo prussiano: “Imagine defender isso fervorosamente”.

https://twitter.com/ryder_ripps/status/1478105587497930752

Ripps continuou atacando BAYC a semana inteira de diversos ângulos, incluindo a acusação de o logo do projeto ser modelado a partir de um logo da SS do Partido Nazista, até na contagem de dentes.

https://twitter.com/ryder_ripps/status/1479597480580767744

As críticas de Ripps foram rejeitados por muitos, e não apenas holders de BAYC. Críticos as consideraram como uma tentativa oportunista de chamar a atenção para seu projeto NFT Phunks.

O trader cripto @MoonOverlord concordou e concluiu: “Estou me livrando de todos os meus Phunks. É cringe”.

https://twitter.com/MoonOverlord/status/1478087575688683523

Mas a crítica mais condenável e expressiva a Ripps veio do investidor NFT @Loopifyyy, que tuitou “Este é você?” para Ripps junto com quatro capturas de tela, incluindo uma mensagem da popstar Azealia Banks acusando Ripps de tentar chantageá-la com uma vídeo de conteúdo adulto. Outras imagens mostram Ripps usando frases racistas.

https://twitter.com/Loopifyyy/status/1478089566900961284

Yuga Labs, criadores do BAYC, não respondeu oficialmente aos ataques de Ripps.

No entanto, coincidentemente (ou não), apenas 20 minutos após Ripps começar suas críticas na segunda-feira (3), Yuga Labs tuitou um manual de sete itens que explicam o contexto do projeto e por que os criadores fizeram certas escolhas estéticas.

Publicidade

A série de tuítes falou sobre o logo e afirma que os quatro fundadores pseudônimos têm origem judia, cubana, turca e paquistanesa.

Hanke vs. Bukele

BAYC não foi o único grande assunto do Crypto Twitter na última semana.

Nayib Bukele, o presidente de El Salvador e maximalista de bitcoin (BTC), que sempre aparece neste compilado semanal, relembrou a todos de que não tolera críticas, nem mesmo de um dos economistas mais respeitados do mundo.

Na sexta-feira (7), Steve Hanke, professor de economia da Universidade de Johns Hopkins, tuitou que a proposta “Cidade de Bitcoin” movida a vulcão e proposta por Bukele está “tão preparada quanto a Flórida para nevascas. A fonte de energia promovida para a cidade é um vulcão inativo. Isso é uma extravagância para chamar a atenção por um presidente narcisista que está repleto de papo furado”.

Dez minutos depois, Bukele se defendeu ao chamar Hanke de “idiota” e perguntar: “Por que você construiria uma cidade abaixo de um VULCÃO ATIVO?”.

Publicidade
https://twitter.com/nayibbukele/status/1479548566804836356

O debate virou técnico e Hanke respondeu que El Salvador já tem “um enorme déficit energético”.

O economista perguntou a Bukele sobre quanta energia ele espera gerar de um vulcão inativo. Bukele apresentou sua retórica ao chamar Hanke de “fraude” e novamente de “idiota” antes de falar sobre os aspectos técnicos.

Bukele terminou sua série de tuítes ao dizer: “Temos uma chance de 90% de encontrar pelo menos bons +42 MW [megawatts]. O suficiente para alimentar toda a Cidade de #Bitcoin”.

Não foi a primeira vez que Hanke e Bukele se atacaram no Twitter.

Em outubro de 2021, Hanke tuitou que, sob o comando de Bukele, um obcecado por bitcoin, El Salvador enfrentará uma ruína financeira. Após um grande auge de preço do bitcoin, Bukele respondeu: “O que você estava dizendo?”.

Eva Longoria entra para o setor de NFTs

No último sábado (8), Eva Longoria, a estrela do seriado “Desperate Housewives”, tuitou que está “entrado para o setor NFT” e perguntou por orientações do Twitter.

Ela recebeu mais de 18 mil respostas. Surpresa: grande parte das pessoas estavam tentando vendeu seus próprios projetos NFT para ela.

Publicidade

Longoria não é a primeira pessoa que foi ao Twitter pedir para que a ajudassem com cripto.

Em dezembro, Reese Whitherspoon, a estrela de “Legalmente Loira”, comprou seu primeiro NFT e, desde então, está bem ativa no Crypto Twitter.

No mesmo mês, Gwyneth Paltrow disse a seus seguidores do Twitter e Instagram que havia firmado uma parceria com Cash App, o aplicativo de pagamentos de ponto a ponto da Block (anteriormente conhecida como Square), para distribuir um total de US$ 500 mil em cripto em pagamentos individuais de até US$ 100.

Entre Longoria, Witherspoon, Paltrow, Matt Damon (atualmente criticado por seu anúncio da Crypto.com), Tom Brady, Kim Kardashian e outros, qual celebridade será a próxima a entrar para o setor de criptoativos?

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.