Imagem da matéria: A semana no CriptoTwitter: CryptoPhunks vs Bored Apes; Bukele defende sua Cidade do Bitcoin
Foto: Shutterstock

Os mercados de criptomoeda tiveram um início de ano extremamente medíocre. Ainda assim, vendas de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) estão em alta e o Crypto Twitter está mais interessante do que nunca.

Phunks vs. Apes

A semana começou em meio a um combate quando Ryder Ripps, diretor criativo do projeto NFT CryptoPhunks (paródia dos CryptoPunks) alegou que o megapopular Bored Ape Yacht Club (ou BAYC) é racista.

Publicidade

Ele tuitou sobre um Bored Ape com um capacete no estilo prussiano: “Imagine defender isso fervorosamente”.

Ripps continuou atacando BAYC a semana inteira de diversos ângulos, incluindo a acusação de o logo do projeto ser modelado a partir de um logo da SS do Partido Nazista, até na contagem de dentes.

As críticas de Ripps foram rejeitados por muitos, e não apenas holders de BAYC. Críticos as consideraram como uma tentativa oportunista de chamar a atenção para seu projeto NFT Phunks.

O trader cripto @MoonOverlord concordou e concluiu: “Estou me livrando de todos os meus Phunks. É cringe”.

Mas a crítica mais condenável e expressiva a Ripps veio do investidor NFT @Loopifyyy, que tuitou “Este é você?” para Ripps junto com quatro capturas de tela, incluindo uma mensagem da popstar Azealia Banks acusando Ripps de tentar chantageá-la com uma vídeo de conteúdo adulto. Outras imagens mostram Ripps usando frases racistas.

Yuga Labs, criadores do BAYC, não respondeu oficialmente aos ataques de Ripps.

No entanto, coincidentemente (ou não), apenas 20 minutos após Ripps começar suas críticas na segunda-feira (3), Yuga Labs tuitou um manual de sete itens que explicam o contexto do projeto e por que os criadores fizeram certas escolhas estéticas.

Publicidade

A série de tuítes falou sobre o logo e afirma que os quatro fundadores pseudônimos têm origem judia, cubana, turca e paquistanesa.

Hanke vs. Bukele

BAYC não foi o único grande assunto do Crypto Twitter na última semana.

Nayib Bukele, o presidente de El Salvador e maximalista de bitcoin (BTC), que sempre aparece neste compilado semanal, relembrou a todos de que não tolera críticas, nem mesmo de um dos economistas mais respeitados do mundo.

Na sexta-feira (7), Steve Hanke, professor de economia da Universidade de Johns Hopkins, tuitou que a proposta “Cidade de Bitcoin” movida a vulcão e proposta por Bukele está “tão preparada quanto a Flórida para nevascas. A fonte de energia promovida para a cidade é um vulcão inativo. Isso é uma extravagância para chamar a atenção por um presidente narcisista que está repleto de papo furado”.

Dez minutos depois, Bukele se defendeu ao chamar Hanke de “idiota” e perguntar: “Por que você construiria uma cidade abaixo de um VULCÃO ATIVO?”.

Publicidade

O debate virou técnico e Hanke respondeu que El Salvador já tem “um enorme déficit energético”.

O economista perguntou a Bukele sobre quanta energia ele espera gerar de um vulcão inativo. Bukele apresentou sua retórica ao chamar Hanke de “fraude” e novamente de “idiota” antes de falar sobre os aspectos técnicos.

Bukele terminou sua série de tuítes ao dizer: “Temos uma chance de 90% de encontrar pelo menos bons +42 MW [megawatts]. O suficiente para alimentar toda a Cidade de #Bitcoin”.

Não foi a primeira vez que Hanke e Bukele se atacaram no Twitter.

Em outubro de 2021, Hanke tuitou que, sob o comando de Bukele, um obcecado por bitcoin, El Salvador enfrentará uma ruína financeira. Após um grande auge de preço do bitcoin, Bukele respondeu: “O que você estava dizendo?”.

Eva Longoria entra para o setor de NFTs

No último sábado (8), Eva Longoria, a estrela do seriado “Desperate Housewives”, tuitou que está “entrado para o setor NFT” e perguntou por orientações do Twitter.

Ela recebeu mais de 18 mil respostas. Surpresa: grande parte das pessoas estavam tentando vendeu seus próprios projetos NFT para ela.

Publicidade

Longoria não é a primeira pessoa que foi ao Twitter pedir para que a ajudassem com cripto.

Em dezembro, Reese Whitherspoon, a estrela de “Legalmente Loira”, comprou seu primeiro NFT e, desde então, está bem ativa no Crypto Twitter.

No mesmo mês, Gwyneth Paltrow disse a seus seguidores do Twitter e Instagram que havia firmado uma parceria com Cash App, o aplicativo de pagamentos de ponto a ponto da Block (anteriormente conhecida como Square), para distribuir um total de US$ 500 mil em cripto em pagamentos individuais de até US$ 100.

Entre Longoria, Witherspoon, Paltrow, Matt Damon (atualmente criticado por seu anúncio da Crypto.com), Tom Brady, Kim Kardashian e outros, qual celebridade será a próxima a entrar para o setor de criptoativos?

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: B3 lança plataforma de ativos tokenizados para facilitar captação de recursos por empresas e startups

B3 lança plataforma de ativos tokenizados para facilitar captação de recursos por empresas e startups

Segundo a B3, o lançamento reforça o compromisso da Bolsa com o crescimento de startups e pequenas e médias empresas
Imagem da matéria: Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Segundo Eric Balchunas, da Bloomberg, as 30 instituições são responsáveis por apenas 0,2% de tudo que o ETF da BlackRock tem
Imagem da matéria: Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

O evento acontece no sábado (20) em São Paulo; veja como participar
Imagem da matéria: Se o halving é bullish para o Bitcoin, por que o preço costuma cair logo em seguida?

Se o halving é bullish para o Bitcoin, por que o preço costuma cair logo em seguida?

Se o halving é tão importante para as altas do Bitcoin, por que os dados históricos mostram que o BTC cai um ano após cada halving? Entenda.