A criptomoeda da vez

Imagem da matéria: A criptomoeda da vez

Volta e meia surgem burburinhos sobre uma nova altcoin revolucionária, “a criptomoeda da vez”. Muita gente comprando e recomendando alguma moeda como sendo a sucessora do Bitcoin. Seria a revolução dentro da revolução da criptoeconomia. Algumas eu enxergo como puro golpe e nem me dou ao trabalho de ler mais a respeito. Neste texto não estou falando delas, mas sim das criptomoedas que realmente tem algum fundamento técnico ou apresentam alguma novidade em relação as outras.

A necessidade de fazer transações na Internet é uma demanda real que não está sendo suprida atualmente pelo Bitcoin. A solução está sendo usar alguma altcoin como meio de pagamento. Mas se essa é a única necessidade, por que não usar o PayPal ou um banco?

Publicidade

É importante entender que o Bitcoin não é apenas um sistema de pagamentos. É muito mais que isso.

“O sistema do Bitcoin não escala”

Todos conhecem esse problema; não é novidade. Foi justamente a primeira crítica que Satoshi Nakamoto recebeu após publicar sua ideia na lista de criptografia. De lá pra cá esse assunto já foi muito debatido e foram propostas algumas soluções. Mas nada vai ser resolvido da noite pro dia. A manutenção de sistemas financeiros é arriscada, demorada e conservadora.

“Mas o que o Satoshi queria; mas a proposta do Bitcoin era…”

Não interessa a intenção que você supõe ser a do autor de uma façanha, mas sim os resultados. O adesivo do post-it deveria ser uma supercola, mas deu errado. O Viagra deveria ser um remédio para doenças do coração, mas deu errado. Ambos foram fracassos de sucesso.

“A moeda X é excelente, bem melhor que o Bitcoin para fazer Y”

Sim, existem milhares de moedas que são melhores que o Bitcoin para diversas funcionalidades. E muitas não possuem funcionalidades que o Bitcoin possui.

“A MOEDA X Não tem taxas”

Não existe almoço grátis. As taxas do Bitcoin, apesar de irracionalmente altas atualmente, tem um propósito fundamental no sistema. É bom entender sua utilidade. Elas dão um custo base ao ativo além de servirem de incentivo para que mais mineradores atuem no mercado, aumentando assim a segurança do sistema. Algumas propostas de criptomoedas sem taxas podem ser atacadas com custos baixos.

Publicidade

“Fiz transações instantâneas com a moeda X”

Tem certeza de que foram instantâneas? Muitas altcoins fazem transações em alguns segundos e outras de maneira instantânea. Transações instantâneas e baratas com Bitcoin são possíveis de serem feitas usando a Lightning Network, o OpenDime ou até alguma outra outra solução offchain, como cartões de débito.

“A moeda X me parece perfeita”

Tem certeza de que não existem falhas? Muitos sistemas são perfeitos até falharem. Chegou a estudar a fundo o funcionamento dela? Tem conhecimento técnico pra isso? É muito raro encontrar discussões técnicas e fundamentadas com argumentos racionais. Normalmente vemos apenas afirmações banais como “eu gosto” ou “é lixo”.

“A moeda X vai substituir o Bitcoin”

Será? Quanto você está apostando nisso? Essa é a opinião de todo entusiasta de toda criptomoeda. Se alguma delas vai mesmo substituir o Bitcoin, eu não tenho a mínima ideia. Por via das dúvidas, aposto em algumas que me parecem ser tecnicamente promissoras. Sim, talvez a ideia do Satoshi, por mais revolucionária que tenha sido, possa ser substituída por outra mais simples. Ou talvez não possa. Quem tem certeza? Qual a sua argumentação racional pra defender sua posição? E quanto custaria um erro nessa avaliação?