Imagem da matéria: As 5 melhores criptomoedas para investir em 2022, segundo CEO de corretora brasileira
Foto: Shutterstock

Definitivamente 2021 foi um ano espetacular no mercado de criptoativos. Um ano de altas históricas, tweets loucos, NFTs milionários, super valorização dos tokens de Games ‘play-to-earn’ e, finalmente, o Metarverso. Esta nova era da internet, chamada de Web 3.0, tem como premissa a posse e a propriedade no mundo digital, ou seja, vamos ser donos de terrenos, carros e coisas virtuais. E essa propriedade digital só é possível utilizando a tecnologia por trás dos criptoativos: a blockchain.  

E todo este movimento está convergindo para a consolidação dos criptoativos tradicionais, como Bitcoin e Ether, e está permitindo o surgimento de novos tokens e novos protocolos de rede, como por exemplo, Cardano e Solana. Além disso, empresas como Facebook, Disney, Nike, entre outras, colocaram no ‘roadmap’ estratégico projetos tecnológicos relacionados ao Metarverso, o que tem aumentado ainda mais as especulações em relação aos ativos deste mercado. 

Publicidade

Estima-se que existam mais de 12.000 criptoativos disponíveis para investimento. Alguns são restritos e outros ainda estão em fase de desenvolvimento, mas são muitos ativos disponíveis e, por isso, é necessário avaliar bem antes de sair comprando qualquer cripto. 

Dessa forma, considerando a grande expectativa acerca desse mercado e a necessidade cada vez maior de diversificar investimentos, a pergunta que fica é: quais são as melhores criptos para investir em 2022? 

A seguir, listei 5 criptoativos que contam com cenário promissor para o próximo ano e que podem ser boas opções de investimentos para quem vislumbra o médio/longo prazo. 

Melhores criptomoedas para 2022

Antes de apresentar esses criptoativos, preciso fazer um alerta: esse conteúdo não é uma recomendação de investimento. Antes de tomar qualquer decisão, você precisa entender os fundamentos do ativo, analisar o mercado e saber se essa escolha realmente está compatível com seu perfil de investidor. Afinal, investimentos em criptomoedas apresentam riscos e você precisa conhecê-los. 

Publicidade

Com isso em mente, vamos às criptomoedas promissoras para 2022. 

1. Ether (ETH)

Para muitos especialistas, em pouco tempo a rede Ethereum vai se transformar na principal rede de blockchain do mundo. Assim, caso esse panorama seja confirmado, a tendência é que o Ether ultrapasse o Bitcoin e assuma a posição de criptoativo mais utilizado e valorizado desse mercado. 

Um dos principais motivos disso é a crescente procura para utilização da rede Ethereum para criação de novos projetos relacionados às finanças descentralizadas, NFTs e ao metaverso. Considerando a crescente procura por tokens #DeFi e outros tipos de tokens ERC-20, é de se esperar que o ETH se valorize ainda mais e apresenta boa performance já em um curto espaço de tempo. 

2. Bitcoin (BTC)

O ano de 2021 foi representativo para quem investe em Bitcoin. Acompanhamos máximas históricas  (“All-Time-Highs”, ou ATH) do preço do ativo e também momentos de correções e quedas bruscas, sobretudo devido às especulações sobre o consumo de energia no processo de mineração do BTC. No entanto, o Bitcoin continua ocupando o primeiro lugar na preferência dos investidores. 

É sem dúvida o criptoativo mais conhecido, consolidado e com maior força computacional. Isso faz do Bitcoin a cripto mais madura, resiliente e segura do mercado. 

Publicidade

Em novembro de 2021 houve a atualização da rede blockchain do Bitcoin: a “Taproot”. Esta atualização reduz a necessidade do consumo de energia no processo de mineração e traz características da rede do ETH para a rede do Bitcoin como, por exemplo, a facilidade ou possibilidade de desenvolvimento de “smart contracts”. Portanto, os efeitos benéficos desta atualização serão colhidos nos próximos meses e anos. E isso pode impactar positivamente no preço do ativo. 

Outro fator importante a ser considerado é a contínua entrada de investidores institucionais (ex. Fundos de pensão, Fundos multimercado, Family offices etc) no mercado de criptoativos. E dada as características de reserva de valor, além das já citadas acima, o Bitcoin é o principal foco de investimento para o longo prazo. 

3. Decentraland (MANA)

Decentraland é uma plataforma de realidade virtual desenvolvida na rede blockchain do Ethereum. A plataforma permite que as pessoas criem e monetizem conteúdo, aplicações, games, apostas e cenários em 3D.  

E considerando que, cada vez mais as pessoas estão gastando tempo no mundo virtual para trabalho ou lazer, existe um mercado gigantesco a ser endereçado e o projeto da Decentraland parece caminhar na direção certa haja visto o crescimento da base de usuários e valorização do preço do token (4.000% em 12 meses). 

Em termos de funcionalidade, o token MANA é usado para compra de terras, objetos e serviços dentro da plataforma de realidade virtual Decentraland. Portanto, tendo em vista a tendência de expansão desses universos e o potencial de demanda de usuários por esses tokens, MANA ocupa um lugar de destaque dentre os criptoativos promissores em 2022.   

Publicidade

4. Uniswap (UNI)

O Uniswap é o principal projeto de exchange decentralizada (DEX). É, inclusive, um projeto que coloca em risco as exchanges centralizadas, como é o caso da Coinext por exemplo. Mas este risco, creio eu, ainda levará alguns bons anos para se materializar, na medida em que, o mundo continuará precisando de exchanges centralizadas para fazer a ponte de troca da moeda fiduciária (moeda governamental) para os criptoativos. Por isso, não se preocupem! A Coinext continuará existindo por muitos anos. 

Mas olhando no longo prazo, a UNI é a principal cripto no universo das Finanças Decentralizadas (DeFi). Esta  plataforma operacionaliza “pools” de liquidez nos quais os investidores disponibilizam seus criptoativos e ganham juros. Todo este processo é assegurado através de “smart contracts” desenvolvidos na rede Ethereum, o que contribuiu para um crescimento exponencial deste mercado no último ano. 

Em Outubro de 2021 o fundo de investimentos da Grayscale, “Digital Large Cap Fund”, incluiu em seu portfólio a UNI. Caso outros fundos e investidores institucionais seguirem a mesma estratégia, o preço deste ativo poderá subir ainda mais em 2022. 

5. Solana (SOL)

Solana é um dos projetos de rede blockchain que mais ganhou visibilidade em 2021. A valorização deste criptoativo no ano foi de incríveis 17.500%, e pode haver espaço para uma valorização ainda maior caso a Solana se concretize como a “nova” Ethereum.   

Trata-se de um criptoativo cuja política de emissão é limitada, portanto, é escasso. Além disso, a rede Solana permite o desenvolvimento de “smart contracts” e aplicações mais eficientes, baixo consumo de energia na mineração, baixíssimas taxas de transação e velocidade de aprovação na rede muito mais rápida que sua principal rival: a ETH.

Solana também tem sido uma das redes mais procuradas para desenvolvimentos de NFTs e poderá se tornar uma base importante para criptos relacionadas ao Metaverso.

Publicidade

Sobre o autor

José Artur Ribeiro é CEO na Coinext. Economista formado pela Università di Roma (Itália) e investidor em criptomoedas desde 2014. Possui mais de 15 anos de experiência em cargos de liderança. Foi CFO da Hexagon Mining e CFO da Vodafone Brasil. Trabalhou também em multinacionais como Airbus Industries (França) e PricewaterhouseCoopers (Itália e Brasil).

VOCÊ PODE GOSTAR
Ripple CEO Brad Garlinghouse

Ripple vai lançar sua stablecoin RLUSD nesta terça

A Ripple USD (RLUSD), atrelada ao dólar, começará a ser negociada na terça-feira nas redes Ethereum e XRP Ledger
Imagem da matéria: Programa oferece treinamento em design UX voltado para Bitcoin

Programa oferece treinamento em design UX voltado para Bitcoin

Bootcamp selecionará 10 designers da América do Sul para imersão em Florianópolis, com todas as despesas pagas
ilustração flamejante de touro e Bitcoin

As histórias que marcaram o ano das criptomoedas em 2024

Em 2024, o mercado de criptomoedas foi marcado por eventos significativos; veja os principais destaques do ano
Moeda dourada de Bitcoin com gráfico de candles indicando drástica queda ao fundo

Bitcoin cai 3% e retorna aos US$ 95 mil; altcoins também despencam

Apesar da alta volatilidade nesta semana de Natal, vale lembrar que o preço do Bitcoin mais do que dobrou em 2024