Imagem da matéria: Comissão do Senado vai promover audiência para discutir andamento do Real Digital
Foto: Shutterstock

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal irá realizar uma audiência pública no dia 2 de setembro, às 10h, para discutir a implantação do Real Digital, possível CBDC que vem sendo desenhada pelo Banco Central do Brasil desde o ano passado.

O debate sobre o tema foi proposto pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), que preside a comissão. “Precisamos saber em que pé isso está e qual o benefício que trará para o povo brasileiro. O assunto é importante e diferente” disse o político na quinta-feira (19) para a Rádio Senado.

Publicidade

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) falou para o veículo que a discussão é importante, principalmente para destacar a diferença entre moeda digital de banco central e criptomoeda:

“Gostaria de ressaltar que não se trata de criptomoeda brasileira livre, mas de uma moeda regulada pelo Banco Central. Esse é um assunto ainda desconhecido das pessoas, importante e diferente, de inovação, que precisamos discutir”.

Moeda digital brasileira

O Banco Central criou em agosto de 2020 um grupo para analisar como deve ser feita a emissão do Real Digital no Brasil. Os estudos, no entanto, devem levar pelo menos três anos, disse o BC para a Agência Brasil nesta semana.

Em julho, a instituição realizou um webinar para debater com especialistas as diretrizes da moeda e as tecnologias mais adequadas para a sua implementação, além de casos de uso.

Publicidade

No encontro virtual, membros do BC deixaram claro que a ideia com a moeda virtual não é substituir o dinheiro físico, mas sim complementar a política monetária brasileira.

VOCÊ PODE GOSTAR
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita
comprimidos de ecstasy Polícia SP

Polícia apreende ‘balas’ de ecstasy com símbolo de Bitcoin durante prisão

Ocorrência no litoral de SP culminou em prisão em flagrante por tráfico de drogas
Marcos Pasquim promove Mineradora Manah

Manah: Mineradora de ouro promovida por galãs da Globo é acusada de dar calote em investidores

Promovida por Márcio Garcia e Marcos Pasquim, a Mineradora Manah prometia pagar 3% ao mês aos investidores, mas agora está sendo acusada de calote no Reclame Aqui e nas redes sociais
Imagem da matéria: Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao "Faraó do Bitcoin"

Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao “Faraó do Bitcoin”

Réu é acusado de ser responsável pela segurança do criador da GAS Consultoria e vender armas para a organização criminosa