Imagem da matéria: Preço do Bitcoin se Move de Acordo com as Notícias: AIER

Pesquisadores do Instituto Americano de Pesquisas Econômicas (AIER) se juntaram à Ciência e Tecnologia da Universidade de Missouri para examinar se o preço do Bitcoin está sendo manipulado por alguns traders.

O projeto tenta mostrar uma conexão com os principais picos de preços e eventos notáveis.

Publicidade

Os pesquisadores chegaram a conclusão que embora não necessariamente a magnitude das mudanças de preços do Bitcoin ou a sua volatilidade diária tenha relação com as notícias, as maiores mudanças no preço do bitcoin coincidem com grandes eventos de notícias sobre a criptomoeda.

“Isso sugere que o mercado não está sendo conduzido inteiramente pela manipulação ou o comportamento de um pequeno número de traders”, disse um dos pesquisadores.

Na tabela abaixo, é possível ver as notícias referentes às datas em que houveram grande variação no preço do bitcoin. A maior variação foi um aumento de 25% no preço no dia 20 de setembro, quando o SegWit foi ativado.

O documento sugere que o bitcoin pode ainda não estar sujeito à teoria do mercado eficiente. Seu preço em tal cenário “deve refletir todas as informações publicamente disponíveis sobre isso, e mudanças no preço devem refletir novas informações.” O Bitcoin, embora tenha crescido em volume e interesse, ainda é um mercado relativamente pequeno. Isso faz com que os mercados sejam especialmente suscetíveis à manipulação, o que o artigo se refere como “o comportamento idiossincrático de alguns indivíduos”.

O artigo leva em conta quase dois anos de atividade de preço do bitcoin: todos de 2016 a novembro do ano seguinte, focando “nas maiores mudanças diárias no preço”.

 

Além dessas, tem mais informações que podem ser lidas no próprio site do Instituto de Pesquisa: https://www.aier.org/research/bitcoins-largest-price-changes-coincide-major-news-events-about-cryptocurrency

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin e Ethereum sobem após queda da inflação nos EUA em março

Bitcoin e Ethereum sobem após queda da inflação nos EUA em março

Dados mostram que preços ao consumidor cresceram menos do que o esperado; alívio imediato vem após Trump adiar novas tarifas
Ilustração de baleia nadando com moeda de bitcoin em seu interior

Baleias compram na queda do Bitcoin na maior acumulação em 8 meses

Apesar da atividade renovada das baleias, o comportamento mais amplo do mercado continua pessimista, diz Glassnode
donald trump e bitcoin

Tarifas de Trump: o que elas significam para o Bitcoin e por que as criptomoedas podem entrar em alta | Opinião

Diante das notícias sobre tarifas e da subsequente incerteza econômica, investidores podem recorrer ao Bitcoin e outras criptomoedas
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin ensaia recuperação com alta de 2,3%; DOGE valoriza 8%

Manhã Cripto: Bitcoin ensaia recuperação com alta de 2,3%; DOGE valoriza 8%

XRP também sobe 5,2% em dia de lançamento do primeiro ETF baseado no token nos EUA