Imagem da matéria: Regulador financeiro do Japão alerta que Binance está operando sem licença
Foto: Shutterstock

A Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) emitiu um alerta para a corretora Binance, indicando que a bolsa estava operando no país sem registro no regulador.

Em 2017, a FSA iniciou um processo de registro no Japão que exigia que as empresas de criptomoedas se registrassem junto ao regulador para continuar operando.

Publicidade

A mudança foi uma reação a uma série de hacks e incidentes em corretoras de criptomoedas. A queda da Mt.Gox em 2014 é talvez a mais memorável, mas outro relatório revelou que mais de US$ 500 milhões foram perdidos para hacks no primeiro semestre de 2018.

O aviso de hoje é o segundo da FSA para a Binance. A primeira foi emitida em 2018, após o qual a bolsa transferiu suas operações para Malta (antes de se mudar novamente para as Ilhas Cayman).

Agora parece que os usuários localizados no Japão ainda podem acessar o site e operar normalmente. A Binance ainda não se pronunciou.

Changpeng “CZ” Zhao, o CEO da empresa, disse ao Decrypt que a Binance não tem uma sede formal durante o Ethereal Summit deste ano.

Publicidade

A bolsa de criptomoedas é a maior plataforma de negociação do setor em volume. Este título não veio fácil, no entanto. Binance tem sido frequentemente o centro de vários problemas regulatórios em todo o mundo.

Em 2020, o governo da Malásia emitiu um alerta semelhante ao dos reguladores japoneses, afirmando que a bolsa estava operando ilegalmente. Nos Estados Unidos, os problemas são muito maiores. Relatórios do início deste ano indicaram que a Commodity Trading Futures Commission (CFTC) estava investigando a Binance por permitir que cidadãos americanos negociassem derivativos sem se registrar na CFTC.

A Binance também tem trabalhado arduamente para aliviar suas complicações regulatórias. Em abril, a empresa contratou o antigo Controlador da Moeda (OCC) em exercício, Brian Books, para liderar a Binance.US, a entidade da bolsa com sede nos EUA.

Se o último aviso da FSA irá interromper as operações da Binance ainda não se sabe. Mas, dado o histórico da plataforma, este aviso provavelmente terá pouco efeito.

VOCÊ PODE GOSTAR
pilhas de moedas douradas à frente da bandeira da Colômbia

Maior banco da Colômbia lança corretora de criptomoedas

A plataforma Wenia visa atrair pelo menos 60.000 clientes em seu primeiro ano de operação
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano
moeda de bitcoi à frente de bandeira da união europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras para combater lavagem de dinheiro com criptomoedas

Bancos, gestores de ativos e de criptomoedas terão que comunicar atividades suspeitas a autoridades competentes
Alexander Vinnik sendo escoltado para um tribunal na Grécia em 2017

Fundador da BTC-e se declara culpado de lavar R$ 45 bilhões em criptomoedas

A exchange do russo Alexander Vinnik teria processado entre 2011 e 2017 mais de um milhão de transações de usuários em todo o mundo, incluindo clientes dos EUA