Imagem da matéria: China intensifica ações contra golpes financeiros e com criptomoedas no país
Polícia chinesa em ação (Foto: Shutterstock)

As autoridades financeiras da China vão colocar em prática no sábado, 1º de maio, suas novas regras para conter os golpes financeiros que vêm crescendo no país. São fraudes com moedas fiduciárias e criptomoedas e até mesmo golpes com falsas arrecadações em nome de partidos políticos. As informações são da Reuters.

No ano passado, as autoridades chinesas detectaram 7.500 golpes, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Ao longo dos anos, pelo menos 6.000 plataformas P2P foram extintas na China em decorrência de ações policiais. Segundo o jornal, elas causaram às vítimas um prejuízo estimado em US$ 100 bilhões. 

Publicidade

Novas regras podem tornar servidor réu

Agora, com as novas regras em jogo, toda a responsabilidade cai em cima dos órgãos responsáveis por conter os golpistas. Em resumo, em vez da vítima acionar as autoridades ao cair num golpe financeiro, a autoridade responsável por conter tais práticas ilícitas é que será responsabilizada, inclusive pelos casos que ocorrem no setor de criptomoedas.

“Anteriormente, você pedia às vítimas que fossem ao tribunal. Agora, as vítimas podem levar os funcionários ao tribunal por negligência de dever ”, disse um funcionário do governo à Reuters, que pediu para não ser identificado. Ele acrescentou: “Os novos regulamentos estabelecem que os funcionários que não conseguirem lidar prontamente com as fraudes serão punidos’.

Repressão a golpes na China

A repressão aos golpes financeiros conta com o apoio de bancos e de agências estatais, como a Multi Accumulate e o Zhongyan Group, que já foram instruídas pelo governo de Xangai a interromper projetos controversos de investimentos e tomar medidas corretivas, explicou a Reuters.

No caso dos bancos, eles estão cooperando com os governos locais para identificar suspeitas de esquemas de investimento ilegal em criptomoedas, bem como especulações no setor imobiliário; as estatais, identificando programas duvidosos que vão a público através de sites de noticias e transmissões de videos que usam imagens do governo indevidamente. Muitos deles, disse a agência, usam o Bitcoin e até mesmo o yuan digital como iscas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Segundo Eric Balchunas, da Bloomberg, as 30 instituições são responsáveis por apenas 0,2% de tudo que o ETF da BlackRock tem
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

Analista da Bloomberg, Eric Balchunas, aponta que o “GBTC atualmente mantém uma vantagem de US$ 2,3 bilhões,” metade do que era na semana passada
Imagem da matéria: Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Em conjunto com o lançamento do Drift DAO, a Fundação irá distribuir gratuitamente 10% do fornecimento total de tokens DRIFT na Solana
Imagem da matéria: Fazer staking de Bitcoin agora é possível com a Core Chain

Fazer staking de Bitcoin agora é possível com a Core Chain

Você não precisa mais embrulhar seu Bitcoin para fazer staking. A Core Chain agora oferece staking de BTC sem custódia