A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (20), no âmbito da ‘Operação Loki’, cinco mandados de busca e apreensão em uma empresa de Boa Vista (RR) suspeita de prática de pirâmide financeira.
Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal de Roraima após representação da polícia e manifestação do Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com a PF, a empresa By Money – em funcionamento desde 2018 – teria movimentado ilegalmente mais de R$ 90 milhões em menos de um ano e já não consegue mais honrar com as promessas feitas para os clientes.
De acordo com vítimas ouvidas pelo jornal Folha de Boa Vista, a empresa captava recursos dos investidores para investir na corretora de opções binárias IQ Option.
A empresa prometia rendimentos de até 20% mensais sobre os valores recebidos, ainda segundo a PF. Os clientes também receberiam um percentual por indicar outras pessoas para participar do esquema.
Nem a By Money nem seus proprietários, segundo consulta feita na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), têm autorização para operar no mercado de capitais.
Leia Também
Os suspeitos são investigados por crime contra a economia popular; crime contra o sistema financeiro; exercício irregular de cargo, profissão, atividade ou função; e associação criminosa.
A reportagem não localizou a defesa da By Money para comentar.
By Money e IQ Option
A By Money, cujo nome empresarial é By Money Construção e Comércio Ltda, foi fundada em 2018. A presidente da empresa chama Taniah Aguiar.
A IQ Option, cuja sede fica no Chipre, foi proibida em abril do ano passado de captar clientes no Brasil. Para contornar a proibição, em dezembro de 2020 a corretora anunciou parceria com a empresa brasileira Intrader Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.
Essa parceria, no entanto, foi desfeita no mês passado, conforme disse o advogado da empresa para a reportagem do Portal do Bitcoin. A defesa da IQ Option foi contada para comentar a operação da PF, mas não respondeu até o fechamento deste texto.