Imagem da matéria: Bitcoin falhou como moeda e virou um ponzi especulativo, diz Nassim Taleb
Nassim Taleb (Foto: Shutterstock)

O guru dos mercados financeiros, o líbano-americano Nassim Taleb, voltou a atacar o Bitcoin no Twitter na noite de quarta-feira (14) ao escrever o seguinte: “Bitcoin falhou em ser uma moeda, um esquema Ponzi em aberto”.

O tuíte segue seu discurso de fevereiro deste ano, quando ele também usou a rede social para afirmar que o Bitcoin fracassou como reserva de valor. A publicação gerou revolta num ‘velho amigo’ que o rebateu, o autor do livro ‘The Bitcoin Standard’, Saifedean Ammous.

Publicidade

Na publicação de ontem, Taleb começa com a premissa “para que queremos cripto e moeda”, descrevendo o que para ele seria o ideal: “1) Moeda sem governo; 2) Estável/confiável para contratos; 3) Reserva de valor indexada à inflação — cesta de itens representativa para mim; 4) Transações rápidas. Ele concluiu com a pergunta: “Podemos fazer isso?”.

Questionado pelo usuário ‘Ultra_Mega_BTC’, que disse que “o mercado está dizendo o contrário”, Nassim Taleb o xingou de “imbecil”.

A provocação de Nassim Taleb chegou também a Ammous. O prefácio da primeira edição do Bitcoin Standard foi escrito por Taleb, que na época pareceu endossar a ideia da tecnologia. Ammous encarou o ataque ao Bitcoin e revelou que na segunda edição o prefácio será assinado por outra pessoa:

“A nova versão do The Bitcoin Standard será lançada em alguns meses e terá um novo prefácio do grande Michael Saylor, um homem de palavra que coloca a própria pele em risco”.

Mais cedo, porém, Ammous não economizou palavras para expressar o quanto se arrependeu de ter dado a Taleb o prefácio do livro. 

Publicidade

“Nassim Nicholas ‘Descarado’ deixou de endossar meu livro e passou a me insultar obsessivamente em público, sem fazer nenhuma referência ao meu trabalho. Por quê? Porque eu me recusei a me juntar a ele em sua cruzada histérica e insanamente covarde de fechar o planeta com seus amigos no WEF (Fórum Econômico Mundial)”, escreveu o autor, compartilhando uma publicação em que Taleb diz que bitcoiners não entendem de economia.

Em outra sequência, o escritor também usou o espaço para atacar Nassim Taleb, sugerindo que seus movimentos no mercado do lìbano, cuja moeda local sofre com a hiperinflação, não ajudam em nada na adesão ao Bitcoin pela população. Ele escreveu: “Sua moeda está entrando em colapso e seu especialista em risco está dizendo a eles que o único bote salva-vidas que funciona não faz sentido”.

“Foi o maior erro da minha carreira me associar a essa fraude mentirosa. Éramos amigos distantes quando ele se ofereceu para enviar meu livro a uma editora e escrever o prefácio. Ele enviou seu prefácio sem ler o livro, no último minuto, quando já era tarde demais para alterá-lo”, explicou Ammous.

VOCÊ PODE GOSTAR
homem de social contando dinheiro na rua

Brasileiro que extorquiu R$ 10 milhões em criptomoedas de empresário asiático deixa prisão

O veterinário Thiago Oliveira teria extorquido um empresário da Ásia após encontrar imagens íntimas no celular de sua namorada
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano
Imagem da matéria: Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

81% de todas as transações na rede do Bitcoin na terça-feira foram gravações de Runes