Encorajado pelas recentes vitórias em sua batalha legal em andamento contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), a Ripple entrou com uma moção para cancelar totalmente o processo. Só na terça-feira (13) o preço do XRP aumentou 35%, atualmente sendo negociado por US$ 1,77. Esse é o preço mais alto desde janeiro de 2018.
A empresa de criptomoedas, responsável pelo token XRP, foi processada pelo órgão regulador no final do ano passado. Nas acusações contra a empresa e dois de seus principais executivos, a SEC afirmou que XRP é um título não registrado e que “Ripple vendeu XRP amplamente no mercado.”
A ação segue a decisão da juíza do Tribunal Distrital dos EUA, Sarah Netburn, de conceder uma série de outras moções recentes da Ripple, como mostrar documentos internos da SEC sobre Bitcoin e Ethereum. A esperança com o último é que a defesa seja capaz de usar a própria linguagem da SEC sobre Bitcoin e Ethereum para argumentar que XRP deve ser excluído das leis de valores mobiliários.
Leia Também
Netburn também disse que os principais executivos da Ripple não eram obrigados a expor as informações financeiras pessoais que a SEC vinha pedindo – outra vitória para a empresa.
Quando as cobranças foram anunciadas em dezembro, o XRP era a terceira criptomoeda mais valiosa. E embora algumas instituições ligadas ao Ripple tenham abandonado suas parcerias, alegando riscos legais, os investidores de varejo aparentemente não se intimidaram. Outras moedas estavam ultrapassando o XRP por alguns meses, mas nos últimos dias o token voltou a trilhar seu caminho para recuperar a quarta maior capitalização do mercado cripto.
A negociação XRP foi interrompida em muitas das principais bolsas, de Binance a Kraken. Mas as recentes vitórias legais de Ripple, combinadas com um mercado otimista, estão ajudando a impulsionar o preço do token.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co