A Canaan, fabricante chinesa de hardwares e gigante na mineração de bitcoin, estima que sua receita no primeiro trimestre deste ano não seja inferior a US$ 61 milhões, valor que já se aproxima das receitas obtidas no quarto trimestre do ano passado. O relatório com os números foi publicado nesta segunda-feira (12) no site da instituição.
Segundo o documento, os números do quarto trimestre de 2020 mostram uma receita líquida de US$ 68 milhões e um lucro bruto de US$ 5,8 milhões. Contando com juros e despesas, a Canaan ainda registrou um prejuízo líquido em 2020, porém menor que o de 2019, que foi de US$ 150 milhões; agora, foram US$ 33 milhões.
Isso significa que o preço médio para seus 6,6 milhões de terahashes por segundo (TH/s) de capacidade de computação para mineração vendido em 2020 foi de US$ 10 por TH/s. De acordo com o The Block, o valor é muito inferior à média do mercado.
A alta crescente no preço do bitcoin durante o quarto trimestre não ajudou a impulsionar a receita da Canaan no trimestre, uma vez que não tinha estoque suficiente para entregar aos clientes, diz a publicação.
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Vale lembrar que por conta da escassez global de chips, os principais fabricantes de equipamentos de mineração de bitcoin na China não têm estoque e estão trabalhando na base de encomendas. Até dezembro, por exemplo, a empresa já tinha pedidos avaliados em cerca de US$ 66 milhões.
Receita com mineração pode aumentar
Para o CEO e presidente da Canaan, Nangeng Zhang, apesar das altas do bitcoin no quarto trimestre de 2020, o negócio foi prejudicado com a pandemia, o que causou uma queda na cadeia de abastecimento. Mas a empresa está otimista em relação a este ano e espera que a receita não seja inferior a US$ 61 milhões. “A empresa acredita que sua receita será substancialmente melhorada em 2021”, diz um trecho do comunicado.
Ainda segundo a nota, o diretor financeiro Tong He explicou que devido às interrupções na cadeia de suprimentos a empresa experimentou um aumento da demanda por máquinas de mineração de alta qualidade dentro e fora da China. “Ao alavancar nossa presença de mercado estabelecida, otimizamos ainda mais nossa base de clientes internacionais”, concluiu.