Imagem da matéria: Receita Federal dos EUA diz que holders não precisam declarar criptomoedas no imposto de renda
Foto: Shutterstock

A Receita Federal dos Estados Unidos (IRS, na sigla em inglês) esclareceu, através do seu site, o funcionamento da declaração de criptomoedas para o Imposto de Renda de 2021. A autoridade determinou que “quem comprou criptomoedas em 2020 com dinheiro fiduciário não é obrigado a declarar as transações no formulário do fisco”.

Por meio do esclarecimento, a instituição deu a entender que está atrás apenas dos traders de criptomoedas, por enquanto. Logo, as pessoas que estão comprando Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas sem realizar transações cripto-cripto estão livre de declarar os seus rendimentos. Isso significa que os acumuladores e investidores de longo prazo estão a salvo da tributação, em 2021.

Publicidade

IRS corre atrás dos investidores de criptomoedas

As dúvidas surgiram quando a IRS lançou um “rascunho” do formulário de declaração para 2021. Nele, há um destaque claro para as criptomoedas. A primeiras pergunta realizada no documento, logo após o preenchimento das informações pessoais, se destina aos investidores dos criptoativos.

“Em algum momento de 2020, você comprou, vendeu, enviou, fez trade ou adquiriu alguma quantia em qualquer moeda virtual?”, questiona o documento. O destaque para a pergunta mostra que a receita americana está cada vez mais interessada em tributar os investidores dessa classe de ativos.

“Rascunho” do formulário com o questionamento sobre as criptomoedas (Forbes)

Nos anos anteriores, a IRS já questionava sobre o investimento em criptomoedas. No entanto, a pergunta estava localizada mais abaixo, no formulário.

Para Joey Ryan, CFO da Guilded, que é uma empresa de contabilidade, esse foi um movimento calculado. “Se algumas pessoas não estivessem prestando atenção, talvez elas não soubessem como declarar as criptomoedas. Contudo, a pergunta está no topo do formulário 1040, então ninguém pode alegar que não a viu ou que não está entendendo a situação”, explicou ao The Block ainda em dezembro de 2020.

Publicidade

E no Brasil?

Enquanto isso, no Brasil, a Receita Federal (RFB) também está de olho nas criptomoedas. A partir deste ano, a instituição criou códigos exclusivos para a declaração dessa classe de ativos no IR 2021:

  • 81 – Bitcoin
  • 82 – Altcoins, como Ethereum, Bitcoin Cash, XRP, ChainLInk e Litecoin
  • 89 – Demais criptoativos, como tokens
Códigos para declarar criptoativos (Receita Federal)
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

História do Faraó do Bitcoin vai virar filme no Brasil

História de Glaidson Acácio dos Santos será lançada em livro em maio e adaptada para os cinemas em 2025
Imagem da matéria: Semana Cripto: Bitcoin vacila, mas memecoins saem vencedoras — de novo

Semana Cripto: Bitcoin vacila, mas memecoins saem vencedoras — de novo

Bonk, Pepe e Floki estão entre os tokens que mais valorizaram na semana, com ganhos de até 60%
Imagem da matéria: "Ethereum e Cardano são ambulâncias, Solana é um carro de Fórmula 1", diz diretor do Superteam Solana Brasil

“Ethereum e Cardano são ambulâncias, Solana é um carro de Fórmula 1”, diz diretor do Superteam Solana Brasil

Em entrevista ao Portal do Bitcoin, Estevão Rizzo, diretor da Superteam Solana no Brasil, afirma que foco da Solana é “business”
Imagem da matéria: 'Epic Sat' do halving do Bitcoin é vendido por R$ 10,9 milhões

‘Epic Sat’ do halving do Bitcoin é vendido por R$ 10,9 milhões

O primeiro satoshi minerado após o halving, um dos quatro “epic sats” até agora, foi comprado por 33.3 BTC em leilão