Imagem da matéria: Stablecoins devem atender padrões do mercado financeiro, dizem reguladores dos EUA
Foto: Shutterstock

O grupo de trabalho do gabinete da presidência dos Estados Unidos para o mercado financeiro, ‘Working Group on Financial Markets’ (PWG), divulgou na quarta-feira (23) um relatório sobre de pagamentos de varejo acerca do tema stablecoins. De acordo com o documento disponibilizado pelo Departamento do Tesouro, os arranjos com a modalidade de criptomoeda devem atender aos mesmos padrões regulatórios que outros aspectos do sistema financeiro americano.

“Espera-se que os arranjos de stablecoin cumpram os mesmos requisitos que outros — mesmo negócio, mesmo risco, mesmas regras”, diz o PWG, ressaltando a necessidade de supervisão e requisitos adequados contra a lavagem de dinheiro.

Publicidade

O grupo argumentou que quando uma stablecoin é usada principalmente para pagamentos de varejo cria-se uma escala significativa nos EUA e os riscos associados podem exigir seguranças adicionais.

“Encorajamos os participantes relevantes envolvidos na concepção de tais arranjos stablecoin e suas funções, operações, transações e gestão de risco para se alinhar com os requisitos básicos”, escreveu o grupo.

Reguladores e stablecoins

Dentre os requisitos, que o grupo destacou como ‘key principles’ (princípios-chave) estão: gerenciamento robusto, proteção de fundos e reservas para absorver perdas; serviços financeiros justos e transparentes para o usuário final; alinhamento com as conformidades internacionais de repressão a crimes financeiros; entre outros.

“Os reguladores dos EUA devem coordenar-se entre si e com parceiros internacionais para garantir o acompanhamento do espaço”, disse o documento.

Publicidade

Faz parte do PWG o secretário do Tesouro Steven Mnuchin, o presidente do Fed Jerome Powell, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) Jay Clayton e o presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) Heath Tarbert. 

Em um comunicado, reportou o Coindesk, Brian Brooks, do Gabinete do Controlador da Moeda americana (OCC), disse que aprecia o “equilíbrio produtivo” alcançado pelo grupo sobre a questão que “ajuda a nação a se manter competitiva ao preservar a capacidade da indústria de inovar de forma responsável”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Chefe do SIC de Angola fala sobre operação contra mineradores de Bitcoin

Angola prende 7 mineradores chineses dias após proibir mineração de Bitcoin

Na semana passada, a nova lei angolana foi repercutida pela Embaixada da China como um alerta aos chineses que vivem no país sul-africano
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance que fugiu da Nigéria é localizado e pode ser extraditado

Autoridade queniana disse que não é simplesmente prender, pois Nadeem Anjarwalla é de família influente que “tem o apoio de algumas pessoas poderosas”