A Riot Blockchain, empresa de mineração de bitcoin sediada em Colorado (EUA) e listada na Nasdaq, anunciou na segunda-feira (21) a compra de 15.000 Antminers da Bitmain ao custo de US$ 35 milhões. Com a aquisição, a mineradora espera aumentar em 65% a produção da criptomoeda.
Segundo comunicado, o modelo das Antminers adquiridas são S19 Pro e S19j Pro, sendo 3.000 e 12.000 unidades respectivamente, ambas de 100 terahases (THs). As máquinas devem ser instaladas entre maio e outubro de 2021, para perfazerem então uma fazenda com um total de 37.640 mineradoras.
Com o novo poder de mineração, a Riot estima que sua capacidade operacional total de taxa de hash será de 3,8 hexahashs com um consumo de aproximadamente 120 megawatts de eletricidade. Como resultado, a empresa espera ter uma eficiência de mineração agregada de 31,79 ±% 5 joules por terahash (J/TH), diz a nota.
Jeff McGonegal, CEO da Riot, disse que é muito importante expandir a taxa de hash de mineração de bitcoin da empresa e operar de maneira econômica, principalmente durante os períodos em que o preço à vista do bitcoin aumentou consideravelmente.
Ele também acredita que a empresa está adquirindo um produto cada vez mais escasso e por isso enalteceu a aquisição. “O crescimento contínuo na implantação de mineradoras é fundamental para o sucesso de um minerador”, comentou.
“Estamos extremamente entusiasmados em expandir e aprofundar nossa parceria com a Riot Blockchain”, disse a diretora de vendas da Bitmain, Irene Gao. “Estou confiante de que, com a nova compra, a Riot pode continuar a expandir suas operações de mineração e desempenhar um papel cada vez mais vital na mineração de bitcoin na América do Norte”, concluiu.
Ações de mineradora de bitcoin
A Riot Blockchain informou ainda que todas as compras de mineradoras continuam a ser financiadas com capital de giro disponível, pois não possui dívidas de longo prazo.
“A empresa continua avaliando o cenário do bitcoin com a ajuda da XMS Capital na avaliação de oportunidades e transações para aumentar ainda mais o valor para os acionistas”. Após o anúncio da aquisição das máquinas de mineração, as ações da RIOT listadas na Nasdaq fecharam com uma alta de 9,9%.