O Banco Central do Zimbábue diz que o comércio e o uso de bitcoin para transações no país não foram legalizados, apesar de um aumento nos preços e valor da criptomoeda.
Na plataforma Golix, a única a operar no país, chegou a um volume de negociações superior a US $ 1 milhão no mês de outubro. Na terça-feira, os preços do bitcoin na exchange atingiram um pico de US $ 14.490, enquanto no resto do mundo a média está em torno dos US$ 8.000.
O blog de notícias regionais TechZim informou nesta terça-feira que o banco central do Zimbábue declarou que o bitcoin ainda não é legal no país. O banco central justificou esta posição, dizendo que ainda estava realizando estudos sobre a moeda digital.
“Tratando-se de bitcoin, no que nos diz respeito, não é legal. No sul da África, o que fizemos como reguladores, foi dizer que não permitiremos isso em nossos mercados. Atualmente, a pesquisa está sendo realizada para verificar os desafios e riscos associados a esses produtos em particular “, disse Norman Mataruka, diretor de instituições bancárias na RBZ no Zimbábue.
Ele disse que até o banco central do Zimbábue “realmente estabeleceu e criou um quadro legal e regulamentar para que o bitcoin “não seja permitido” no país. Os funcionários da Golix já começaram a apertar a supervisão das transações em grande volume. Funcionários disseram que as transações de maior valor exigiriam verificação de identificações para os usuários.
O Zimbábue também teve um enorme aumento no preço do bitcoin depois que os chefes militares do país intervieram e restringiram o presidente Robert Mugabe à sua residência privada em Harare na semana passada.
Os especialistas dizem que o Bitcoin agora está sendo usado para enviar dinheiro para fora do Zimbabwe, bem como para comprar bens, como softwares.
O Zimbábue também continuou a sofrer desafios de liquidez e a escassez de moeda estrangeira que emanava de uma baixa produção no país. Políticas abusivas adotadas por Mugabe também foram culpadas por atrapalhar entradas de investimento estrangeiro no país.
Leia Também: Venezuelanos Vendem Dinheiro Dentro de Jogo e Transformam em Bitcoin
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br