Durante uma operação de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na sexta-feira (01), um homem que não teve o nome revelado foi flagrado e preso na BR-316 por transportar 12 kg de ouro dentro de suas botas. O produto é avaliado em cerca de R$ 3 milhões.
Em um outro caso em Rondônia, a PRF apreendeu 1590 pedras de diamantes sem origem comprovada que estavam escondidas em um compartimento secreto no banco de um carro.
Segundo a Rede Pará, o flagrante ocorreu na rodovia na altura do município de Santa Maria do Pará quando os policiais pararam um veículo e perceberam nervosismo no condutor.
De acordo com a reportagem, a reação do homem fez com que os policiais realizassem uma revista no interior do carro, mas nada foi encontrado.
Ouro nas botas
Conforme descreveu o site, os policiais perceberam que o condutor apresentava dificuldade para andar e lhe perguntam o porquê. Como resposta, ele disse que as botas eram novas e que estava com calos.
Ainda não convencidos, os policiais lhe pediram para retirar as botas e encontraram as barras de ouro. Segundo a reportagem, ele não tinha documentação do produto e nem soube explicar sua origem.
Um vídeo mostra o exato momento da operação.
O homem então recebeu voz de prisão e teve o veículo e o ouro encaminhados para sede da Polícia Federal em Belém, escreveu o jornal.
Por ele não ter apresentado documentação obrigatória, o tipo de infração está previsto na Lei Federal 8.176/91 como crime contra o patrimônio com usurpação de mineral da União.
“Produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo”.
Se condenado, o homem pode pegar até cinco anos de prisão, além de multa.
Veja o vídeo abaixo:
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br