Imagem da matéria: Governo da Grécia quer multar quem não usar 30% do salário em transferências eletrônicas
Foto: Shutterstock

O governo da Grécia vai aplicar multa ao trabalhador que não gastar pelo menos 30% de sua renda por meios eletrônicos. Segundo reportagem do The Sydney Morning Herald, com as novas regras, o estado espera arrecadar mais de 500 milhões de euro, cerca de R$ 2,3 bilhões por ano.

Desta forma, o trabalhador vai ter que pagar contas usando aproximadamente um terço do seu salário por meio de cartões de crédito, transferências bancárias e compras na internet para não ser multado.

Publicidade

O motivo da ação, diz o jornal, é que o governo grego quer acabar com a evasão fiscal desenfreada no país. Por esse motivo, a equipe do primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, fez uma ampla revisão para restabelecer o crescimento econômico no país.

Segundo a reportagem, o trabalhador que não cumprir a meta será multado em 22% no déficit. Ou seja, se ele gastou apenas 20% da renda por meios eletrônicos, o governo vai aplicar a multa nos 10% que não foram usados.

Numa conta simples, se um grego ganha 1.000 euros por mês e usar apenas 15% de sua renda eletronicamente, ele pagaria uma multa de cerca de 400 euros por ano.

Internet na Grécia

Conforme o jornal, muitos trabalhadores vão encontrar dificuldades em cumprir a nova regra. O problema é que a Grécia possui uma das menores taxas de uso de internet na Europa, de 72%.

Publicidade

A Grécia amargou uma dívida de 180% do seu PIB (Produto Interno Brunto) por cerca de dez anos após recorrer aos fundos internacionais. Durante a crise financeira mundial de 2008 o país quase deixou a zona do Euro.

No entanto, em junho do ano passado, em reunião com o Eurogrupo em Luxemburgo, o país voltou a sonhar. Segundo o G1, isso ocorreu após os credores concordaram em reestruturar a elevada dívida.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
smartphone mostra logotipo da corretora de criptomoedas Crypto.com

Crypto.com adia lançamento na Coreia do Sul após visita inesperada de reguladores à sede

Um funcionário da agência reguladora expressou preocupações em relação às medidas de prevenção à lavagem de dinheiro da Crypto.com
Chefe do SIC de Angola fala sobre operação contra mineradores de Bitcoin

Angola prende 7 mineradores chineses dias após proibir mineração de Bitcoin

Na semana passada, a nova lei angolana foi repercutida pela Embaixada da China como um alerta aos chineses que vivem no país sul-africano
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether anuncia reorganização para ir além de sua stablecoin e cria quatro divisões

Mudança em sua estrutura visa ampliar o fornecimento de soluções de infraestrutura focadas na inclusão
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário