Imagem da matéria: Receita Federal lembra contribuintes que devem declarar seus bitcoins e criptomoedas neste mês
Foto: Shutterstock

A Receita Federal lembrou, em publicação no seu site feita nesta terça-feira (03), que todas as operações com bitcoin e criptomoedas devem ser reportadas ao órgão a partir deste mês.

“A Receita Federal comunica a todos os interessados que a primeira entrega das informações com criptoativos, relativas às operações realizadas em agosto, deve ser efetuada até 30 de setembro.”, inicia o texto.

Publicidade

Para facilitar os informes, a Receita disponibiliza agora um formulário online no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), que conta com funcionalidades que permitem às pessoas físicas, jurídicas e às exchanges o cumprimento da obrigação.

A declaração também pode ser feita por intermédio da entrega de arquivo de dados, de acordo com leiaute especificado no Ato Declaratório Copes nº 5, de 30 de agosto de 2019.

A declaração é feita mensalmente e deve constar as operações referentes ao mês anterior, ou seja, em setembro se declara as operações feitas em agosto.

A nova instrução normativa engloba tanto as exchanges nacionais quanto pessoas físicas e jurídicas domiciliadas no brasil.

Para PF e PJ que utilizam exchanges nacionais, não é necessário declarar, pois esse papel caberá às exchanges. A declaração é necessária apenas para quem não utilizou exchanges ou que utilizaram exchanges sediadas no exterior, desde que o valor mensal das operações tenha ultrapassado R$ 30 mil.

Publicidade

Entre as informações a serem enviadas, constam a identificação dos titulares da operação, o valor da transação em reais, a quantidade de criptoativos comercializada e a data da operação.

Leia mais

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda dourada de Bitcoin (BTC) sobre cédulas de cem dólares

Os impactos do halving do Bitcoin e o que ele nos ensina sobre a Economia Global | Opinião

Para o autor, a lei da oferta e da demanda pode impactar o Bitcoin, além de enfatizar a importância da escassez para a inflação
Imagem da matéria: Presidente da Colômbia é suspeito de ter recebido financiamento ilegal de empresa cripto

Presidente da Colômbia é suspeito de ter recebido financiamento ilegal de empresa cripto

Campanha do atual presidente da Colômbia em 2022 teria tido apoio ilegal da empresa de criptomoedas Daily Cop
Cornelius Johannes Steynberg, do MIT, em vídeo no Youtube

Morre sul-africano preso no Brasil por aplicar golpe de R$ 5 bilhões em criptomoedas

Cornelius Johannes Steynberg foi enterrado na quarta-feira (24) no Jardim das Palmeiras, em Goiânia
Moeda de bitcoin ao lado de mapa da Austrália

ETFs de Bitcoin à vista podem ser lançados até o final do ano na maior bolsa de valores da Austrália

A ASX exchange responde por 80% das negociações de ações no país