O regulador financeiro do Japão acompanhará e examinará minuciosamente as exchanges de bitcoins no país a partir de outubro.
As exchanges japonesas de bitcoin estarão sob “vigilância total” pela Agência de Serviços Financeiros (FSA), pelo regulador financeiro e pelo órgão de fiscalização do Japão. De acordo com o Japan Times, a FSA aumentará o seu escrutínio das exchanges de câmbio digital, examinando seus sistemas internos, inclusive aqueles para proteger os ativos dos clientes.
Leia Também: 260 Mil Lojas no Japão Começam a Aceitar Bitcoin
Em março de 2016, o gabinete japonês passou projetos de lei para reconhecer as moedas digitais como bitcoin como o equivalente ao dinheiro. Esses projetos foram aprovados em abril deste ano, quando Bitcoin foi classificado como um método legal de pagamento. Em julho, foi posto formalmente um fim à taxa de imposto de consumo de 8% nas transações de bitcoin compradas através das exchanges.
O aumento da popularidade e a adoção do bitcoin no país fez o regulador financeiro do país, aplicar diretrizes regulatórias ao mesmo tempo que promove o crescimento do setor.
O relatório japonês do Japan Times cita um executivo da FSA afirmando:
Nós buscamos o fomento do mercado e a aplicação da regulamentação … Nosso objetivo é o bom desenvolvimento do mercado.
De acordo com as novas regras, as casas de câmbio japonesas são obrigados a registrar-se na FSA antes do mês de setembro, cumprindo a lei de serviços de pagamento recentemente revisada, antes de solicitar licenças para operar como exchanges reguladas.
A FSA também estabeleceu uma equipe de 30 membros especificamente para realizar a vigilância das casas de câmbio virtuais no país.
Leia Também: Gigante do Varejo de Eletrônicos no Japão Começou a Aceitar Bitcoin