Imagem da matéria: Cofundador do Ethereum diz que "aceleração definitivamente começou" após SEC recuar
Foto: Shutterstock

Agora que o fim do processo da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) contra sua empresa de software para rede Ethereum parece estar próximo, o fundador e CEO da Consensys, Joe Lubin — também cofundador do próprio Ethereum — está otimista sobre o futuro das criptomoedas nos Estados Unidos.

Falando com o Decrypt na ETH Denver 2025, Lubin disse que houve uma grande mudança entre as administrações do ex-presidente Joe Biden e de Donald Trump, que reassumiu o cargo em janeiro.

Publicidade

“Houve mudanças massivas e uma mudança de abordagem”, disse Lubin na sexta-feira. “Agora estamos tendo discussões construtivas com a SEC, em vez de enfrentar ataques irracionais.”

Ele acrescentou: “Nos sentimos libertos e empolgados para operar em uma América que abraça a descentralização e não tenta controlar minuciosamente cada aspecto da vida humana.”

Durante a campanha presidencial de 2024, o então candidato Trump prometeu um ambiente mais favorável para as criptomoedas nos Estados Unidos.

Em julho de 2024, a SEC processou a Consensys por causa do serviço de staking da MetaMask, acusando a empresa de oferecer e vender valores mobiliários sem registro. Para muitos, as ações da SEC sob o comando do então presidente Gary Gensler representavam uma regulamentação por imposição, em vez de fornecer diretrizes claras para a indústria de blockchain operar nos Estados Unidos.

Publicidade

Na quinta-feira (27), a empresa afirmou que a SEC concordou em encerrar seu processo contra a Consensys, aguardando a aprovação dos comissários. O anúncio ecoou os de outras grandes empresas como Coinbase, Robinhood, Uniswap Labs e OpenSea nos últimos dias, à medida que a SEC encerra investigações e desiste de processos ativos contra empresas de criptomoedas em grande escala.

O caso da SEC chega ao fim em um momento de crescimento para a Consensys e sua carteira MetaMask. Na ETH Denver, a MetaMask anunciou suporte para Bitcoin e Solana, expandindo além do seu tradicional foco no Ethereum e no núcleo EVM. (Divulgação: A Consensys é uma das 22 investidoras por trás de um Decrypt editorialmente independente.)

De acordo com Lubin, as agências dos EUA têm se tornado cada vez mais receptivas ao aprendizado sobre blockchain e staking de criptomoedas desde que Trump assumiu o cargo.

“Outras partes do governo estão reconhecendo nossa tecnologia e explorando maneiras de apoiá-la”, disse ele. “Seja por meio de stablecoins, estruturas de mercado ou do trabalho de David Sacks em cripto e IA—a aceleração definitivamente começou.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
criptomoedas saindo de tela de celular

15 criptomoedas com chances de disparar em julho

Análises de especialistas brasileiros indicam que tanto projetos tradicionais quanto novas criptomoedas podem ser boas apostas para julho
ilustração de uma baleia saltando no mar enquanto logo do Etheruem bilha ao fundo azul

Baleia de Ethereum movimenta R$ 13 milhões em “moedas gênesis” após 10 anos; entenda

O endereço recebeu as moedas do “Bloco Gênesis”, o primeiro da blockchain do Ethereum, quando o ETH valia menos de US$ 0,50