O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, doou 2 bitcoins — avaliados hoje em cerca de R$ 770 mil — para ajudar na construção de mil escolas em Honduras.
O anúncio foi feito em uma live do presidente com Shin Fujiyama, um filantropo nipo-americano cofundador da Students Helping Honduras, projeto criado depois que ele visitou o país em uma viagem como estudante.
A novidade faz parte de um amplo projeto do governo salvadorenho de não só adquirir bitcoins, mas também utilizar a criptomoeda. Desde 16 de março deste ano, o país tem comprado 1 BTC por dia, contando atualmente com uma reserva de 5.913 BTC.
Bitcoin e El Salvador
Bukele tem tentado dar mais atenção ao seu projeto com o Bitcoin desde que El Salvador adotou a criptomoeda como moeda legal em 2021. Segundo o governo, ele tem feito viagens a países como Argentina para demonstrar suas políticas com ativos digitais.
Leia Também
Suas palestras se concentram nas políticas relacionadas ao Bitcoin, principalmente no projeto de títulos de El Salvador, que chama atenção da comunidade internacional.
A vice-presidente argentina, Victoria Villarruel, já se reuniu com Bukele e indica que pode haver algum tipo de cooperação entre os dois países no segmento de políticas com criptomoedas.
Por outro lado, nem todo mundo está contente com o que El Salvador está fazendo. Recentemente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) mostrou não estar satisfeito com o rumo da economia salvadorenha.
A porta-voz do FMI, Julie Kozack, afirmou no início de outubro que a entidade havia recomendado ao país “limitar a exposição do setor público ao Bitcoin”.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.