Imagem da matéria: “Adoção real das criptomoedas virá quando uso de blockchain se tornar invisível”, diz executivo da Mastercard
Executivos da Mastercard, Revolut, Stripe e Crypto.com no evento Ripple Swell.

Executivos da Mastercard, Revolut, Stripe e Crypto.com discutiram como as criptomoedas, especialmente as stablecoins, podem aumentar a eficiência dos serviços de pagamento durante o evento Ripple Swell, realizado em Miami nesta terça-feira (15).

Nick Krakoff, diretor de produtos e negócios de criptomoedas na Stripe, comentou sobre a recente decisão da empresa de reintegrar criptomoedas aos seus serviços, após suspender a oferta de pagamentos com Bitcoin há seis anos devido à volatilidade. Ele ressaltou que o retorno da Stripe ao universo cripto se dá por meio de uma abordagem mais segura, com foco nas stablecoins.

Publicidade

Ao oferecer pagamentos com stablecoins, afirmou Krakoff, a Stripe amplia seu leque de serviços e proporciona aos usuários a liberdade de transacionar da maneira que preferirem.

Krakoff acredita que as stablecoins já se mostraram eficazes, com um volume crescente de pagamentos e uma demanda clara dos usuários. “As stablecoins tornam as negociações mais fáceis, especialmente em regiões onde a volatilidade das moedas fiduciárias é um problema”, afirmou.

Eduardo Abreu, vice-presidente de produtos cripto da Mastercard, acrescentou que o uso de stablecoins é particularmente elevado em países com hiperinflação, onde as pessoas buscam alternativas para proteger seus ativos. Na visão de Abreu, o mundo está caminhando para um futuro “hiperconectado”. “Embora as criptomoedas não dominem o mundo, elas se integrarão a diversos aspectos do nosso cotidiano”, destacou.

Joe Anzures, head de parcerias de pagamentos da Crypto.com, enfatizou que cada vez mais empresas devem lançar suas próprias stablecoins, facilitando ainda mais as transações financeiras. “Com as stablecoins, conseguimos realizar liquidações 24/7, oferecendo uma alternativa mais eficiente aos métodos tradicionais”, disse.

Publicidade

Mazen Eljundi, head de cripto da Revolut, explicou como a empresa está implementando inteligência artificial como uma camada adicional de segurança para proteger os usuários contra fraudes e golpes. Ele afirmou que o sistema de detecção de fraudes baseado em IA impediu que clientes perdessem mais de 550 milhões de euros em golpes.

No entanto, os executivos reconheceram que a regulamentação distintas em diferentes países e a falta de interoperabilidade  ainda representam obstáculos para o maior uso de cripto em pagamentos transfronteiriços.  

Ao comentar sobre o futuro dos pagamentos com criptomoedas, Krakoff expressou otimismo em relação ao amadurecimento das soluções cripto, mas ressaltou que a oferta de serviços ligados a cripto pela empresa dependerá da demanda real dos usuários. “Se um consumidor deseja ser pago em stablecoin, nossa plataforma deve permitir isso. O empoderamento do usuário é fundamental”, afirmou.

Abreu acrescentou que a verdadeira adoção de criptomoedas ocorrerá quando o uso for tão simples que os usuários não precisarão se preocupar com a tecnologia por trás das transações, mas apenas com sua funcionalidade. “Se o uso de blockchain se tornar invisível, isso será um sinal de sucesso”, concluiu.

Publicidade

Por fim, o executivo da Revolut afirmou que as soluções com criptomoedas são um núcleo fundamental da empresa: “Cripto veio para ficar e está aqui para crescer cada vez mais.”

*O Portal do Bitcoin está em Miami para cobrir o evento Ripple Swell, a convite da Ripple.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin desfocada

Verde, uma das maiores gestoras do Brasil, começa a investir em Bitcoin

A Verde disse que construiu uma pequena posição em Bitcoin, sem especificar quanto, além de elevar sua aposta contra o yuan chinês
Imagem da matéria: EUA tentam apreender R$ 92 milhões em criptomoedas da FTX mantidas na Binance

EUA tentam apreender R$ 92 milhões em criptomoedas da FTX mantidas na Binance

Os promotores estão trabalhando para recuperar os criptoativos da FTX que dobraram de valor desde dezembro de 2023
Imagem gerada por IA de mamacos fugindo

Memecoin dispara 286% após fuga de macacos nos EUA; entenda

Mais de 40 macacos-rhesus estão à solta — e memecoins inspiradas nesses primatas estão em alta
Rodrigo dos Reis, RR Consultoria

Quem é Rodrigo dos Reis, “Coach de Bitcoin” que usava religião para enganar pessoas 

Uma das vítimas da RR Consultoria descreveu Rodrigo como um “especialista em enganar”; ele usava religião para atrair investidores para seu golpe cripto