O lançamento do smartphone Solana Saga no ano passado foi uma grande aposta da Solana Labs que inicialmente não pareceu dar resultado. Mas um aumento na demanda no final do ano em torno do telefone então com desconto, graças em parte ao aumento do valor dos airdrops de tokens vinculados a ele, esvaziou o estoque restante e gerou perguntas sobre o que viria a seguir.
Entre no “Capítulo 2”. Revelado em janeiro, poucas semanas após a mania dos airdrops que revitalizou a sorte do Saga, o próximo telefone da Solana está programado para ser lançado em meados de 2025 como o Solana Seeker, depois de já atrair 140.000 pré-encomendas.
A Solana Mobile, a divisão da Labs por trás do hardware, revelou a marca oficial e as primeiras imagens do próximo aparelho Android no palco da Token 2049 em Singapura.
E é diferente. O custo de pré-encomenda de US$ 450 anunciado anteriormente — menos da metade do Saga — já pode ter sugerido isso, mas o gerente geral da Solana Mobile, Emmett Hollyer, disse ao Decrypt que não devemos julgar o Seeker por seu preço muito mais baixo.
“Nós o precificamos de forma muito agressiva porque queremos que ele seja acessível para crescimento”, disse ele, “não necessariamente porque vemos isso de alguma forma como um retrocesso”.
As especificações completas do hardware ainda não foram divulgadas, mas Hollyer disse que o Solana Seeker terá uma “tela principal” mais brilhante e uma bateria mais duradoura do que o Saga, além de “câmeras melhores” — incluindo um novo terceiro sensor instalado na parte traseira.
E em termos de desempenho, ele sugeriu que será um “avanço significativo em relação ao Saga”, em parte porque já faz muito tempo que as especificações do Saga foram definidas no início de 2022. O hardware do Seeker também é “mais leve e menor” do que o Saga, em parte porque eles acreditam que muitos usuários planejam usá-lo como um dispositivo secundário em vez de substituir seu telefone principal.
Essa é uma mudança na forma, bem como um pivô nas mensagens, que Hollyer disse que foi baseado em parte no feedback para o Saga e casos de uso emergentes, como software de nó em execução e tokens de mineração para redes de infraestrutura física descentralizadas (DePINs). O nome Seeker, ele explicou, foi inspirado pela ideia de usuários tentando “encontrar novas oportunidades”, sejam recompensas, experiências ou conexão.
“As pessoas estão constantemente buscando essas coisas”, ele disse, “e então isso veio até nós muito, muito rapidamente”.
Ele admitiu que as mensagens em torno do Saga podem ter sido confusas em termos de seu foco em cripto. Mas com 140.000 pessoas já fazendo depósitos para o Seeker, eles estão confiantes de que há um grupo crescente de usuários em potencial — e que este telefone será focado em usuários de criptomoedas novos e consolidados, em vez do público em geral.
Leia Também
“Não espero que este seja um dispositivo que estamos apenas lançando para as massas, como, ‘Ei, use um telefone Android e talvez experimente alguns dos recursos de criptomoedas'”, disse Hollyer. “Eu adoraria estar lá, mas acho que precisamos realmente acertar isso e realmente aprender com nossos usuários antes de começarmos a atrair as massas.”
Solana Phone 2.0
Em meio a todas as mudanças, no entanto, alguns elementos do Seeker são muito parecidos com o Saga. A integração de criptomoedas é novamente impulsionada pelo Seed Vault, uma solução de custódia personalizada construída em um ambiente seguro no telefone. Ele é destacado visualmente no design do telefone desta vez, como visto nas fotos do produto, em um recorte brilhante enrolado no lado direito da moldura.
Além do próprio Seed Vault, a Solana Mobile projetou uma carteira de software personalizada para o Seeker em colaboração com a Solflare, prometendo o que Hollyer descreveu como uma “melhor experiência do usuário” em comparação com as carteiras atualmente disponíveis no Saga.
Eles também viram um interesse substancialmente maior dos desenvolvedores e construtores da Solana em lançar aplicativos descentralizados móveis (dapps) junto com o Seeker. Apenas 20.000 unidades do Saga foram produzidas, mas com as pré-encomendas do Seeker já atingindo um múltiplo de 7x disso, ele disse que os desenvolvedores têm mais incentivos para dedicar tempo e recursos ao celular.
“Fomos francamente inundados pelo alcance do ecossistema”, disse ele.
Por fim, como o Saga, cada telefone Seeker será enviado com um Genesis NFT — um token soulbound para sempre vinculado à carteira do proprietário. A Saga foi pioneira nesse modelo, e rapidamente provou ser um “ímã de recompensas” para proprietários, como Hollyer definiu, graças ao airdrop da memecoin BONK que aumentou em valor no final do ano passado e outros projetos que recompensaram proprietários também.
Todos esses incentivos foram impulsionados pela comunidade, ele disse, e houve uma onda enorme de interesse dos construtores de Solana em explorar o público do Seeker também. Embora sem dúvida haja recompensas, ele também espera que os projetos ofereçam acesso e experiências exclusivas aos proprietários.
“Claro, será um ímã de recompensas”, disse Hollyer, “mas também abrirá algumas portas de experiência únicas que eu acho que serão novas para o Seeker versus Saga”.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.