A organização sem fins lucrativos Solana Foundation, em um esforço para tornar as transações blockchain mais suaves e intuitivas e trazer o “crypto” de volta ao “Crypto Twitter”, anunciou o lançamento do Solana Actions (transações) e Solana Blinks (links blockchain) na terça-feira (25).
Os novos recursos permitirão aos usuários se conectar e enviar transações sem precisar sair do site que estão acessando. Usando Actions e Blinks, a Solana Foundation afirma que qualquer site que possa exibir uma URL pode ser utilizado com os novos recursos.
“Parte do nosso papel aqui na Solana Foundation, do lado da engenharia, é explorar alguns desses elementos primitivos de produtos e pensar de um a três anos à frente”, disse Jon Wong, chefe de engenharia da Solana Foundation, em uma entrevista ao Decrypt. “A blockchain tem um problema-chave: ela está presa no seu canto da internet. Tudo o que você já fez online precisa estar ciente de cripto, mas esse é um processo meio chato.”
Por exemplo, ele acrescentou, alguns fóruns de discussão exigem que os participantes usem uma carteira de criptomoedas específica.
A primeira vez que uma carteira tenta recuperar uma transação de uma API desconhecida, disse Wong, os usuários verão um familiar aviso “conectar ao site”, observando que se o domínio do site já foi conectado à carteira anteriormente, então é mais provável que seja confiável.
Solana Actions e Blinks
Como Wong explicou, Actions e Blinks são semelhantes a conectar uma carteira a um aplicativo descentralizado (dApp). “Confie nos sites que você conhece e usa, assim como você confia nos dApps que você conhece e usa,” ele disse.
Além das transações em sites e redes sociais, a Solana Foundation afirmou que os desenvolvedores também podem criar códigos QR físicos. No lançamento, acrescentou Wong, as extensões de carteira Phantom, Backpack e Dialect apenas irão desdobrar URLs de Actions registradas ou “confiáveis” no Twitter.
Leia Também
“Então, a blockchain se torna esse banco de dados universal para todas essas diferentes ações,” disse Wong. “Isso torna realmente fácil executar essas coisas em vários serviços diferentes, incluindo Telegram e WhatsApp ou Slack ou qualquer coisa que você queira construir que possa reconhecer esses links.”
Solana Actions e Blinks são os mais recentes de uma longa linha de projetos blockchain que visam tornar a criptomoeda social. Outros projetos que permitem transações em redes sociais incluem Bitcoin Tips e Mask Network.
Os parceiros que se juntaram ao lançamento do Solana Actions e Blinks incluem Cubik, Sanctum, Tensor, Realms, Access, Jupiter, Helium, Truffle, Phantom, Backpack e o desenvolvedor do aplicativo de alertas baseado em Solana, Dialect.
“O Twitter é absolutamente a primeira plataforma, e acho que a que mais parece nativa de cripto,” disse Wong. “O slogan do Dialect para isso é colocar cripto de volta no Crypto Twitter.”
Dialect é um serviço de mensagens inteligentes da Solana que usa NFTs comprimidos para suportar notificações de aplicativos descentralizados e chats de carteira para carteira.
De acordo com Wong, em futuras iterações do Solana Actions e Blinks, as carteiras podem ter um recurso que permite “inferir” a confiabilidade com base em se o site foi usado antes ou não.
“Este é realmente o Dia Zero,” disse Wong. “Obviamente, o primeiro [site] será o Twitter, mas imaginar como isso se desdobra no resto da internet é realmente interessante.”
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes