A firma de investimentos Jump está sendo investigada pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) dos Estados Unidos por conta de sua participação no mercado de negociação de criptoativos. A informação foi publicada pela revista Fortune, que entrevistou sob condição de anonimato uma pessoa que está familiarizada com o assunto.
A reportagem não deu maiores detalhes do que está sendo especificamente investigado, e empresa e regulador se recusaram a comentar o processo.
A Jump teve um papel pioneiro ao anunciar em setembro de 2021 que estava criando uma divisão específica para negociar criptoativos. A empresa nomeou Kanav Kariya, um ex-estagiário na casa dos vinte anos, como presidente da equipe.
Mas, recentemente, a firma diminuiu seu apetite no setor, com um indicativo forte sendo a retirada de um pedido para criar um ETF de Bitcoin à vista.
Leia Também
CFTC e o mercado cripto
No final do ano passado, Rostin Behnam, presidente da CFTC, disse em um evento da Universidade de Georgetown que a entidade não estava em melhor posição na época para evitar um colapso no nível da FTX do que um ano antes da declaração.
O presidente da CFTC disse que o cenário regulatório inalterado do mercado de criptomoedas o deixava vulnerável a colapsos semelhantes.
Ele enfatizou que, apesar da CFTC supervisionar os derivativos, seu poder limitado nos mercados à vista de criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, significa que ela só pode agir contra fraudes ou manipulações depois que elas forem relatadas, e não regular ou monitorar preventivamente as exchanges.
- Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes