Tanto a BlackRock quanto a Grayscale atualizaram seus registros de fundos negociados em bolsa (ETF) de Ethereum nos EUA para adicionar um investidor inicial e estabelecer um custodiante.
A BlackRock, a maior gestora de fundos do mundo, recebeu US$ 10 milhões em capital do investidor semente que comprou ações de seu futuro iShares Ethereum Trust, mostram os registros. O formulário S-1, apresentado na quarta-feira à SEC, afirma que o investidor inicial comprou 400 mil ações a US$ 25 e atuará como um “subscritor estatutário”.
Um investidor de capital inicial financia inicialmente um ETF para que ele saia do papel e seja negociado em uma bolsa de valores.
Isso aconteceu depois que a SEC aprovou ETFs de Ethereum na semana passada, em uma mudança impressionante de atitude em relação aos produtos de investimento. Apenas uma semana antes, os especialistas haviam aparentemente descartado a possibilidade de um ETF de ETH nos EUA. Mas depois que os emissores de fundos abandonaram a linguagem sobre staking, a SEC mudou rapidamente de opinião.
A BlackRock está entre as nove empresas de investimento que entraram com pedido para oferecer ETFs de Ethereum à vista. No entanto, todas elas ainda estão finalizando a papelada e aguardando a autorização final para iniciar as negociações.
Leia Também
Outra dessas empresas é a Grayscale, administradora do maior ETF de Bitcoin à vista, que recentemente estabeleceu a exchange centralizada Coinbase como custodiante de seu fundo, de acordo com um registro de quarta-feira (29).
Um ETF, ou fundo negociado em bolsa, permite que os investidores comprem ações que acompanham o preço de um ativo subjacente, como ouro, moedas estrangeiras ou cripto. Assim como o ETF de Bitcoin à vista, esses ETFs de Ethereum à vista deterão Ethereum e darão aos investidores exposição ao ativo digital.
A Coinbase é a custodiante de 90% do total de ativos armazenados nos ETFs de Bitcoin à vista dos EUA. Com esse novo registro da Grayscale, ela garantiu oficialmente o mesmo papel para o que provavelmente será um dos maiores ETFs de Ethereum à vista.
Especialistas expressaram preocupações com a centralização na esteira da aprovação pela SEC de ETFs de Ethereum à vista. A Coinbase já é o segundo maior validador de Ethereum e deverá ser o custodiante de pelo menos seis das nove empresas que planejam lançar um ETF de Ethereum. Por sua vez, os especialistas alertaram que esses riscos de centralização e concentração poderiam representar um “sério risco à segurança”.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo