Autoridades norte-americanas e gregas acreditam que um homem russo está por trás de um esquema de lavagem de dinheiro orquestrado através de transações bitcoin que já acontecia a anos.
De acordo com a Associated Press, o indivíduo até agora sem nome foi preso na Grécia, com equipamentos eletrônicos sendo confiscados no momento.
Enquanto os detalhes sobre o indivíduo são escassos, a AP informa que a pessoa em questão tem 38 anos e, citando a polícia grega, esteve envolvida no gerenciamento de “um dos maiores sites de crimes cibernéticos do mundo”.
Leia Também: Hacker diz ter Roubado mais de R$ 130 Milhões em Bitcoin
A pessoa foi acusada de lavagem de US $ 4 bilhões desde 2011 usando bitcoin. Neste momento, não está claro como os fundos foram obtidos ou o tipo de site de que a pessoa acusada operava.
O indivíduo em questão é procurado nos EUA e pode ser extraditado para responder por seus crimes.
Algumas pessoas, principalmente no reddit, estão suspeitando da relação dele com a famosa exchange BTC-e, que saiu do ar hoje e até agora não se tem muitas explicações. Segundo o site, eles estão em manutenção e pedem desculpas pelo transtorno.
Assim que novidades forem descobertas, informaremos aqui.
Update: Segundo a Reuters, fontes confirmam ligação dele com a BTC-e.
BREAKING: Russian man arrested in Greece connected to BTC-e cryptocurrency exchange – sources #ReutersFintech #fintech
— Reuters Tech News (@ReutersTech) July 26, 2017
Update 2: Ao que parece, a BTC-e estava ligada ao roubo da MtGox.
Source: BTC-e hacked Mt Gox. Full report coming very soon.
— Kyle Torpey (@kyletorpey) July 26, 2017
BREAKING @wizsecurity: Russian arrested in connection with BTC-e is "chief suspect in the MtGox theft and subsequent money laundering."
— CoinDesk (@CoinDesk) July 26, 2017
Update 3: Btc-e posta no twitter avisando que estão trabalhando para retomar os serviços e esperam voltar dentro de 5 a 10 dias.
Update2: На данный момент ведутся работы по восстановлению работы сервиса. Примерные сроки от 5 до 10 дней. Спасибо за понимание #btce
— BTC-E (@btcecom) July 26, 2017