Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance
Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance (Foto: Piaras Ó Mídheach/Web Summit)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) quer cobrar mais de US$ 4 bilhões da Binance para encerrar o processo criminal que há anos investiga a corretora por possíveis crimes de lavagem de dinheiro, fraude bancária e violações de sanções. Se confirmada, esta seria uma das maiores multas já cobradas em um caso ligado ao setor de criptomoedas.

A informação foi revelada para a Bloomberg por três pessoas familiarizadas com o assunto que pediram para não serem identificadas por se tratar de um caso confidencial. 

Publicidade

As fontes afirmam que existe a possibilidade de Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance, enfrentar acusações criminais nos EUA para encerrar com as investigações. O acordo seria uma alternativa para a Binance conseguir continuar operando no mercado de criptomoedas e não arriscar sofrer uma repressão mais pesada do governo que poderia ameaçar a sua existência.

A publicação ressalta que o fato de CZ morar nos Emirados Árabes Unidos, que não têm tratado de extradição com os EUA, não impede que ele se apresente voluntariamente para as autoridades americanas.

O acordo entre Binance e DoJ

Por se tratar de um assunto confidencial, representantes da Binance e do DOJ não responderam aos pedidos de comentários da Bloomberg, mas a expectativa é que um anúncio oficial seja emitido até o final de novembro.

De acordo com o site, a Binance quer minimizar sua exposição e está negociando um acordo de suspensão condicional do processo.

Publicidade

Nesse tipo de acordo, o Departamento de Justiça dos EUA apresentaria uma queixa criminal contra a empresa, exigindo o cumprimento de uma série de condições, incluindo o pagamento de multa e a apresentação de uma declaração detalhada das irregularidades. Além disso, estabeleceria um processo de monitoramento para garantir a conformidade contínua da empresa.

As acusações contra a Binance

O Departamento de Justiça dos EUA tem investigado se a Binance facilitou transações que violaram as sanções dos Estados Unidos contra o Irã e a Rússia. A atenção aumentou após o colapso da exchange de criptomoedas FTX e a condenação por fraude do fundador Sam Bankman-Fried.

Em agosto, a Binance enfrentou pressão regulatória para interromper suas operações na Rússia. Em 27 de setembro, a exchange vendeu seus negócios na Rússia por um valor não divulgado para a CommEX, uma exchange de criptomoedas que foi oficialmente lançada em 26 de setembro.

Embora se afirme que o DOJ tenha pressionado por mudanças na liderança, não está claro se executivos além de CZ serão acusados. O possível acordo segue outras ações regulatórias dos EUA contra a Binance por questões como o uso inadequado de fundos de clientes e a falta de registro junto aos reguladores de derivativos.

Publicidade

A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) têm processos em andamento contra a Binance.

A ação da CFTC, movida em março, alega que a exchange violou regras de negociação e derivativos. A denúncia da SEC, apresentada em junho, alega que a empresa não restringiu os investidores dos EUA de acessarem a Binance.com, atuando como uma exchange, corretora e agência de compensação não registrada.

Leia também: Binance usa argumentos “absurdos” para tentar se livrar de processo, diz regulador dos EUA

A Binance contestou as alegações, argumentando que as agências se baseiam em fatos incompletos. No entanto, os problemas legais prejudicaram a unidade da Binance nos Estados Unidos, que registrou uma queda significativa no volume de negociações.

*Com informações do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

BNDES planeja lançar em agosto o piloto da Rede Blockchain Brasil

Blockchain deve chegar com casos de uso: diploma digital pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e uma cadeia de custódia de provas
Imagem da matéria: O que é o Notcoin? Conheça o jogo baseado em Telegram, o token NOT e os planos futuros

O que é o Notcoin? Conheça o jogo baseado em Telegram, o token NOT e os planos futuros

Notcoin é um jogo baseado no Telegram que nos últimos meses acumulou um total de 35 milhões de jogadores
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

Projeto de Lei quer proibir uso de criptomoedas fruto de crimes durante processo penal

Deputado autor do PL afirma que em muitos casos, mesmo durante a investigação, acusados continuam a movimentar recursos do crime
Celular com o logo da CVM e notebook aberto no site da Comissãod e Valores Mobiliários

CVM reconhece ativo de blockchain como token de pagamento

Dynasty Global AG recebeu na última semana a classificação do D¥N como um token de pagamento pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).