O governo federal anunciou nesta terça-feira (24) a abertura das inscrições para o “Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional”. Trata-se de uma iniciativa sobre educação e construção de soluções blockchain na Web3 para os desafios e oportunidades relacionados ao Tesouro Nacional. O evento é gratuito e aberto a todos e terá a distribuição de R$ 138 mil em prêmios.
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento até 16 de novembro. Durante o período de inscrições, serão realizados workshops de conteúdo e de programação. O objetivo é fomentar a educação sobre o tema da Web3, e estimular a co-criação de soluções para desafios da administração pública federal.
A abertura do hackathon irá ocorrer no dia 17 de novembro e as atividades culminarão com a apresentação das soluções premiadas no dia 11 de dezembro. As equipes devem ter no mínimo duas pessoas e no máximo dez participantes (mas as inscrições são individuais).
O “Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional” é aberto ao público e destinado a qualquer indivíduo que se interessa por contribuir com a resolução de problemas do mundo real através da tecnologia Web3.
São esperadas as participações de indivíduos com diferentes expertises no desafio – programadores, advogados, engenheiros, experts na indústria financeira, e outros.
Desafios do Hackathon
As equipes podem apresentar soluções para um ou mais dos cinco desafios descritos abaixo. O detalhamento de cada um deles pode ser conferido no edital do evento.
Segmento Varejo
Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados para aplicações em: Tesouro Direto e Mercado Secundário. Com a finalidade de incentivar a massificação, adoção e uso dos títulos, por investidores no Brasil e/ou no Exterior, prestigiando fácil acesso e a usabilidade das ferramentas.
Leia Também
Segmento Parceiros Institucionais
Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso utilizando títulos públicos tokenizados (e.g. Formação de Garantias) para aplicações em: Ofertas Públicas (i.e. leilão) e Mercado Secundário. Com a finalidade de gerar novas oportunidades e serviços que impactem positivamente as oportunidades para as empresas envolvendo os Títulos do Tesouro.
Segundo desafio do segmento: desenvolvimento de tecnologias para caso de uso de tokenização de transferências especiais (i.e. repasse de recursos para Estados e Municípios) para promover otimização, transparência e rastreabilidade.
Segmento Infraestrutura Tecnológica (Processos Internos e Interoperabilidade)
Desenvolvimento de tecnologias para casos de uso de automação de monitoramento, controle e precificação online de títulos públicos (e.g. oráculos).
Segundo desafio do segmento: Teses, standards e oportunidades relacionados à interoperabilidade com o Sistema de Registro e Controle da STN, entre soluções da web2, web3 e DREX.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto