Elon Musk posa para foto em evento
Shutterstock

As queixas no Twitter continuam. Jeremy Vaught, usuário criador da conta ‘@Music’, que possui 500 mil seguidores, revelou na quinta-feira (3) que a empresa tomou posse do nome do perfil para usá-lo para seus próprios fins comerciais.

Na ocasião, Vaught compartilhou um print da mensagem recebida da equipe de gerenciamento da ‘X’ o novo nome do Twitter, informando que o nome da conta, criada por ele há 16 anos, seria substituído, oferecendo opções como “@musicfan”, “@music123,” ou “@musicmusic”.

Publicidade

“O nome de usuário associado à conta @Music estará afiliado à X Corp.”, diz um trecho do e-mail.

Esta não é a primeira vez que a empresa sob o controle do bilionário da tecnologia Elon Musk, usurpou um nome valioso no Twitter. Na semana passada, um fotógrafo de São Francisco chamado Gene X Hwang também teve o nome de usuário tomado pela X de Musk.

“Eles simplesmente tomaram era meio o que eu pensava que poderia acontecer. Eles enviaram um e-mail dizendo que o nome de usuário é propriedade da ‘X’, essencialmente”, disse ele ao site The Telegraph.

E o e-mail da empresa para Vaught continha o mesmo tom: “Agradecemos sua lealdade e queremos minimizar qualquer inconveniente que isso possa causar. Neste momento, estaremos alterando esse nome de usuário para @musicfan“.

Vaught, que criou a conta há 16 anos para compartilhar lançamentos de novas músicas e notícias relacionadas a artistas, disse que estava “muito irritado” (ou “furioso”).

Publicidade

“Há 16 anos, criei @music e tenho administrado desde então. Agora mesmo, o Twitter / X simplesmente o arrancou de mim.”

Vaught acrescentou que as alternativas oferecidas já foram tomadas por outras pessoas. “Então, se eu escolher uma delas, estarei sendo cúmplice em roubar mais contas”, disse ele.

A empresa não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Decrypt.

O Twitter passou por várias mudanças desde que Musk comprou a plataforma no ano passado. Após reduzir drasticamente o quadro de funcionários da empresa e permitir o retorno de usuários controversos que anteriormente estavam banidos, Musk renomeou a plataforma para X.com.

O CEO da Tesla, que é o homem mais rico do mundo, afirmou que deseja transformar a plataforma em um “superaplicativo“, semelhante ao WeChat da China.

Publicidade

“X atenderia às necessidades financeiras das pessoas a tal ponto que, com o tempo, poderia se tornar, não sei, talvez metade do sistema financeiro global”, disse ele no mês passado, em uma entrevista ao podcaster Zuby.

No entanto, nem todos estão felizes com a mudança de marca: o Center for Countering Digital Hate (organização sem fins lucrativos focada no combate ao ódio digital) alega que “o ódio e a desinformação estão se espalhando como fogo no Twitter sob a propriedade de Musk”.

Por conta disso, na última segunda-feira (1), o Twitter processou a organização, acusando-a de fazer alegações falsas.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de Elon Musk com olhos de laser

Elon Musk curte tweet que diz que ele compra Bitcoin secretamente

Tudo começou quando um usuário publicou uma crítica sutil ao comportamento de Elon Musk sobre economia
fachada do Deutsche Bank em Düsseldorf, Alemanha

Um dos bancos mais antigos da Alemanha lançará serviços com criptomoedas

Deutsche Bank e o grupo bancário Sparkassen-Finanzgruppe lançarão serviço de custódia e negociação de criptomoedas na Alemanha
donald trump e bitcoin

Empresa de Trump faz pedido para lançar ETF misto de Bitcoin e altcoins

Chamado “Truth Social Crypto Blue Chip”, o ETF propõe alocação de 70% em Bitcoin e o restante em Ethereum, Solana, Cronos e XRP
passaporte e pedido de visto para os Emirados Árabes

Governo dos Emirados nega vínculo entre Toncoin (TON) e concessão de Golden Visa

Autoridades afirmaram que criptomoedas não garantem visto e alerta para risco de fraude em anúncios não oficiais