Imagem da matéria: Paul Krugman diz que Bitcoin e criptomoedas são um "retrocesso de 300 anos"
Krugman é um tradicional crítico do Bitcoin (Foto: Ed Ritger/Flickr)

Paul Krugman, ganhador do prêmio Nobel de Economia, publicou nesta terça-feira (31) um artigo no jornal The New York Times em que critica aspectos sobre o bitcoin e demais criptomoedas, como as cobranças pelas transações e a falta de valor intrínseco em seu valor. Para ele, os criptoativos estariam fazendo o sistema monetário “retroceder trezentos anos”.

Publicado nessa terça-feira (31), o texto “Transactions Costs and Tether: Why I’m a Crypto Skeptic” faz parte da coluna do economista no jornal nova-iorquino. Para ele, as cobranças feitas nas transações durante a mineração e a falta de garantias quanto ao valor fazem as moedas criptografas serem inviáveis, e estariam caminhando para um “colapso total”.

Publicidade

Krugman também acredita que as criptomoedas, da maneira como são estruturadas, representam um retrocesso do sistema monetário internacional, indo na contramão das tendências e das instituições que moldaram as finanças globais.

Colocado contra a história, o entusiasmo por criptomoedas parece muito ímpar, porque ele vai exatamente contra a tendência de longo prazo… Em outras palavras, entusiastas de criptomoedas estão, na prática, celebrando o uso de tecnologia de ponta para retroceder o sistema monetário em trezentos anos.

O economista argumenta que, ao longo dos últimos séculos, as finanças têm caminhado para um mercado de transações monetárias livres de cobranças, levando ao atual regime de pagamentos por meio de cartões de crédito e débito e outras formas de transações eletrônicas de baixo custo operacional.

No artigo, Krugman chega a assumir que os governos “eventualmente abusaram do privilégio de criar moedas fiduciárias”, mas elogia o papel dos bancos centrais em prover meios de troca de valor estável e com baixas taxas de transação.

O colunista do Times também diz que o valor dos criptoativos não tem valor intrínseco com nada concreto. Eles dependeriam das expectativas de seus investidores, tornando seu colapso possível dependendo do sentimento do público.

Publicidade

Se os especuladores tiverem um momento de dúvida coletiva, temendo que, de repente, os  bitcoins não tenham valor, bem, os bitcoins não terão valor.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
imagem de moeda de bitcoin com luz verde

Outra empresa de capital aberto adota estratégia de reserva em Bitcoin

Matador Technologies, uma empresa canadense de criptomoedas, anunciou que começará a utilizar o Bitcoin como ativo de reserva de tesouraria
moeda de bitcoin e grafico vermelho de queda no fundo

Manhã Cripto: Bitcoin cai para US$ 93 mil, mas se recupera; Ethereum segue em queda

Sinais crescentes de uma transição para uma correção de várias semanas, destaca Rekt Capital
Imagem da matéria: SEC aprova ETF híbrido de Bitcoin e Ethereum da Hashdex

SEC aprova ETF híbrido de Bitcoin e Ethereum da Hashdex

Após várias atrasos na análise, o órgão regulador dos EUA aprovou os primeiros ETFs que combinam Bitcoin e Ethereum
bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin cai 7% após ETFs sofrerem as maiores saídas já vistas

Os ETFs de Bitcoin registraram saídas líquidas de US$ 680 milhões, interrompendo uma sequência de 15 dias de entradas