Imagem da matéria: EOS Fica em 1º, Ethereum em 2º e Bitcoin Fora do Top 15 em Novo Ranking Chinês
(Foto: Shutterstock)

O governo chinês anunciou o resultado da sua terceira rodada de avaliação de blockchains. De acordo com o novo relatório, o da EOS ocupou novamente a primeira colocação. A publicação da nova análise foi feita nesta semana pelo Centro de Pesquisas do Ministério Industrial da China (CCID).

A plataforma blockchain da EOS, que detém o token do mesmo nome e se mantém como a quinta maior criptomoeda em valor de mercado, segundo o Coinmarketcap, já havia ocupado o primeiro lugar na segunda rodada no mês passado.

Publicidade

Na ocasião, a EOS superou o blockchain do Ethereum que ocupou a primeira posição na rodada inicial. A maior das criptomoedas, o Bitcoin apareceu em 16º lugar, três posições a mais que na primeira rodada (13º).

O centro de pesquisa julga cada criptomoeda e seu blockchain com base em três métricas: fundamentos tecnológicos, aplicabilidade, usabilidade no mundo real e nível de inovação.

Fonte: CCID

Embora pontuando abaixo dos demais, com exceção da Steem, em ‘aplicabilidade’ (coluna do meio) a EOS liderou o ranking com uma pontuação de 145,6 devido a fortes exibições nas categorias de ‘tecnologia’ (coluna da esquerda) e inovação (coluna da direita).

Os avaliadores, segundo a CCN, estão claramente impressionados com o algoritmo de consenso da EOS, que utiliza um modelo de ‘Delegated Proof-of-Stake’ (DPoS), que é uma ‘prova de consenso’, e uma alternativa ao sistema de ‘provas de trabalho’ usadas, por exemplo, na mineração do Bitcoin.

Publicidade

O algoritmo em destaque prioriza o escalonamento e a velocidade às custas de algum nível de descentralização. De fato, os rankings claramente favoreceram projetos que usam DPoS ou modelos de consenso unificado, que oferecem transações mais rápidas e mais baratas, mas incitam mais críticas relacionadas à centralização, anotou a CCN.

Uma exceção parcial a essa regra é o Ethereum, que atualmente usa um algoritmo de consenso Proof-of-Work (PoW), mas publicou uma nota que anunciava uma futura transição para o Proof-of-Stake (PoS).

Bitcoin fora do Top 15

Continuando uma tendência em relação ao mês anterior, o Bitcoin nem sequer conseguiu uma vaga no top 15. Ele foi registrado na 16º posição (com avaliação final de 93,4), uma posição a menos da avaliação anterior (17º).

Talvez seja desnecessário dizer que esse ranking é controverso, já que o Bitcoin — amplamente considerado por ter os desenvolvedores mais talentosos do setor – tem uma pontuação de tecnologia de apenas 44,3, a pior no relatório do CCID.

Publicidade

Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita Federal lança consulta pública para atualizar regras de declaração de criptomoedas

O novo modelo de declaração da Receita se chamará DeCripto e substituirá as regras atuais da IN 1.888
ilustração de cão shiba inu escalando gráfico no céu escuro em rumo à lua de Doge

Dogecoin dispara 143% na semana e atinge maior preço em 3 anos

“Com o fim das eleições, a alta nos mercados de criptomoedas parece sustentável”, diz analista
Imagem gerada por IA de mamacos fugindo

Memecoin dispara 286% após fuga de macacos nos EUA; entenda

Mais de 40 macacos-rhesus estão à solta — e memecoins inspiradas nesses primatas estão em alta
Imagem da matéria: Bitcoin supera prata e se torna o 8º maior ativo do mundo

Bitcoin supera prata e se torna o 8º maior ativo do mundo

O Bitcoin subiu mais de 9% e ultrapassou o valor de mercado da prata pela segunda vez no ano