Empresário Bob Lee posa para foto
Bob Lee, criador do CashApp (Imagem: Divulgação/MobileCoin)

As indústrias das fintechs e das criptomoedas sofreram uma grande perda nesta semana, com a morte do empresário e desenvolvedor americano Bob Lee, de 43 anos de idade, um dos fundadores do popular aplicativo CashApp. Lee foi encontrado esfaqueado na madrugada da última terça-feira (4) em Rincon Hill, bairro de São Francisco, na Califórnia, EUA. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

“Nosso querido amigo e colega Bob Lee faleceu ontem aos 43 anos, deixando uma família amorosa e uma coleção de amigos próximos e colaboradores”. A frase, em homenagem a Lee, está agora fixada na conta da MobileCoin no Twitter, empresa que ele fundou em 2018.

Publicidade
(Reprodução/Twitter/MobileCoin)

Segundo a rede CBS News, a polícia da Califórnia está investigando o caso, mas não realizou nenhuma prisão até o momento. Imagens de câmeras de segurança publicadas pelo jornal britânico DailyMail mostram Lee, ferido, procurando socorro até desfalecer na calçada de um edifício, onde foi resgatado minutos depois de ligar para o número de emergência 911.

O chefe de polícia local, Bill Scott, disse que “todos que nossos investigadores estão trabalhando incansavelmente para prender e trazer justiça ao Sr. Lee e seus entes queridos”. Lee deixa sua ex-esposa, Krista Drake, e duas filhas, Dagny e Scout.

(Reprodução/Facebook)

“Crazy Bob” trabalhou com Jack Dorsey e criou a criptomoeda MOB 

Como executivo, Lee foi CTO na Block, empresa de Jack Dorsey antes chamada Square. Ele também contribuiu no desenvolvimento do sistema operacional Android, além de fundar a MobileCoin, uma empresa de pagamentos descentralizados.

Ele tinha o apelido de “Crazy Bob” entre os desenvolvedores de tecnologia e também era investidor, tendo comprado participações em diversas empresas como SpaceX, Clubhouse e Figma.

Publicidade

Na MobileCoin, Lee criou o token MOB, com foco em privacidade, para ser transacionado na modalidade P2P entre aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, por exemplo.

Acerca do CashApp, um programa de sucesso que Lee ajudou a criar em 2013, trata-se de um aplicativo que permite que os usuários enviem dinheiro de forma instantânea uns aos outros. Ele também oferece uma carteira para Bitcoin, permitindo que os usuários comprem, vendam e enviem a criptomoeda por meio da Lightning Network.

Empresário recebeu várias homenagens

Seu pai Rick Lee, que morava com ele, postou sobre seu filho no Facebook: “Acabei de perder meu melhor amigo, meu filho Bob Lee. Bobby trabalhou mais do que ninguém e foi a pessoa mais inteligente que já conheci. Todos aqueles que o conheceram sentirão sua falta”.

(Reprodução/Facebook)

No Twitter, players do mercado cripto e de fintechs fizeram uma enxurrada de homenagens. “Ele era um ser humano generoso e decente que não merecia ser morto”, escreveu Bill Barhydt, CEO da Abra.

Publicidade

O ex-parceiro de Square, Dorsey, que não posta no Twitter desde o dia 2 de janeiro deste ano, usou a rede descentralizada Nostr para comentar o assunto. “De partir o coração. Bob foi fundamental para Square e Cash App”, ressalta um publicação da CBS News.

Por sua vez, Elon Musk se absteve em citar Lee e criticou a segurança local. “Crimes violentos em São Francisco são assustadores e mesmo que os agressores sejam pegos, geralmente são soltos imediatamente”, comentou o empresário.

Ele ainda acrescentou uma pergunta à promotora local, Brooke Jenkins: “A cidade está tomando medidas mais fortes para prender os infratores violentos reincidentes, @BrookeJenkinsSF?”.

Os comentários foram em resposta a um tweet do lutador de artes marciais Jake Shields, que se despediu: “Descanse em paz irmão”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin será “ativo estrategicamente importante” para os EUA, diz vice de Trump

Bitcoin será “ativo estrategicamente importante” para os EUA, diz vice de Trump

JD Vance seguiu os passos de Trump nesta quarta, fazendo o discurso principal na conferência anual de Bitcoin em Las Vegas
donald trump de braços erguidos

Veja quem estará no jantar de Trump para milionários de criptomoedas

Preocupações estão crescendo em relação ao anonimato dos participantes do jantar cripto organizado pelo presidente Trump
Javier Milei gesticulando

Milei encerra força-tarefa que investigava escândalo da memecoin Libra na Argentina

Em fevereiro, Milei enfrentou acusações criminais após promover a memecoin chamada Libra, que ele disse que beneficiaria a Argentina
Imagem da matéria: MB reúne lideranças em Nova York e anuncia nova edição do principal encontro de ativos digitais da América Latina

MB reúne lideranças em Nova York e anuncia nova edição do principal encontro de ativos digitais da América Latina

Com o tema “Beyond Crypto”, Digital Assets Conference Brazil (DAC) 2025 será realizado no mês de setembro em São Paulo