Atualmente a tecnologia Blockchain é uma das inovações tecnológicas mais procuradas pelo setor automobilístico, este que também está entre os mais inovadores.
As fabricantes de veículos sempre estiveram antenadas em qualquer novidade tecnológica e ao longo do tempo as empresas têm focado cada vez mais no fenômeno da tecnologia que surgiu com o Bitcoin.
Segundo publicação da Cointelegraph, umas das inúmeras aplicações da nova tecnologia no setor pode ser vista há duas semanas na feira digital ‘Cebit 2018 Expo’, na Alemanha.
IOTA e Volkswagen exibiram uma prova de conceito usando o sistema Tangle da IOTA em carros autônomos. o Tangle é o nome da rede que mantém a criptomoeda IOTA, uma ‘blockchain’ diferente da do Bitcoin.
Porém, não é só num veículo em si que o blockchain tem estado presente.
A BMW, por exemplo, usa a tecnologia para rastrear o cobalto (elemento usado na produção de baterias) a fim de garantir a mineração ética e também coibir o trabalho infantil nas minas do Congo, o país que produz mais da metade do minério usado no mundo.
A Mercedes apresentou seu projeto de direção segura que bonifica motoristas com criptomoedas. A Porsche, com seus vários aplicativos fundamentados no blockchain, está no mesmo caminho inovador.
Grandes empresas de outros setores também se aproximam cada vez mais da nova era digital. A IBM já apresentou sua Hyperledger, um criador de estruturas de blockchain.
A Bosch, que é uma das líderes na corrida por patentes, participa de um empreendimento em conjunto com Ford, Renault e General Motors no programa ‘Mobility Open Blockchain Initiative’ (MOBI), ‘mobilidade via blockchain’, em português.
Dessa forma, essas empresas promovem a inovação, bem como garantem sintonia para o futuro.
Blockchain e Toyota
A Toyota é outra gigante que deve aderir à nova tecnologia, visto já ter um projeto em andamento (Consórcio R3CEV), desde 2016, que vai ‘pedir’ um blockchain para o gerenciamento de sua cadeia de suprimentos automotivos e também para a conexão da frota.
A Renault é que não está sendo tão ousada e apenas o foco no uso do blockchain para armazenar informações dos seu clientes parece remeter a uma estratégia diferenciada das outras fabricantes de veículos.
A montadora alemã de autopeças, ‘ZF Friedrichshafen AG’, formou uma parceria com a empresa suiça de serviços financeiros, ‘UBS’ e a startup local ‘Innogy Innovation Hub’ para desenvolver a ‘Car e-Wallet’, baseada em blockchain.
O sistema Car e-Wallet vai facilitar os pagamentos on-line de pedágios, estacionamentos, aluguéis, entre outros.
Ao analisar apenas essas áreas em que a indústria automotiva está começando a usar o blockchain, vemos uma ideia do quanto essa tecnologia pode ser poderosa para impulsionar a fabricação de carros, opinou a Cointelegraph.
Outra mudança que também pode acontecer é a partir de soluções de mobilidade, que incluem serviços de compartilhamento de carona e sistemas autônomos. Neste caso, a tecnologia blockchain pode criar um grande impacto no monopólio de empresas, como a Uber tem sobre serviços de táxi.
O futuro dos automóveis está recebendo um upgrade graças à tecnologia blockchain, ainda que tardia, pois só agora ela está sendo utilizada. E para os mais atrasados, compreendida.
Bancos, corporações, governos, todos creem que a tecnologia veio para inovar em todas as áreas e em âmbito mundial. Um claro exemplo é o governo da China que proíbe criptomoedas, mas tem até equipes para tratar sobre o futuro tecnológico do país com o uso do blockchain.
- Participe do Fórum do Portal do Bitcoin: https://forum.prod.portaldobitcoin.com/
BitcoinTrade
A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/