O cassino online Stake, que aceita apostas em bitcoin, ethereum e outras criptomoedas, gerou uma receita bruta global de US$ 2,6 bilhões (cerca de R$ 13 bilhões) no ano passado – uma amostra de como os jogos de azar online, como a plataforma Blaze, tem ganhado espaço nos últimos anos.
Com sede na Austrália, mas registrada na ilha de Curaçao, no Caribe, a plataforma lançada em 2017 opera em diversos países asiáticos e sul-americanos, como Brasil e México.
Parte da conquista bilionária que elevou a Stake ao hall das maiores plataformas de jogos online se deve ao rapper canadense Drake, que tem um contrato de publicidade de US$ 100 milhões com a empresa, segundo reportagem do jornal britânico Financial Times (FT). O site afirma que a Stake.com se tornou o sétimo maior grupo de jogos de azar do mundo.
“Estou incrivelmente orgulhoso dos esforços de todos na Stake. Nosso crescimento foi astronômico desde a criação em 2017, crescendo de um punhado de clientes para a empresa que somos hoje”, escreveu o cofundador da empresa, Ed Craven, em um artigo no Medium.
O FT revela que, em 2020, a Stake havia gerado uma receita bruta de “apenas” US$ 105 milhões, conforme mostra o gráfico da evolução financeira da plataforma.
O outro cofundador é o também australiano Bijan Tehrani. Eles se conheceram há mais de uma década, enquanto jogavam RuneScape online, relata a publicação.
A Stake nasceu do ‘Primedice’, o primeiro site de apostas da dupla, lançado em 2013, quando o bitcoin valia apenas US$ 20. A partir daí eles conseguiram financiar seus futuros negócios até o lançamento da Stake em 2017.
Ações simultâneas com Drake
Um dos segredos do sucesso das plataformas de jogos são as ações com celebridades. A Blaze, por exemplo, usa nomes como Neymar e Felipe Neto.
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Apesar de receber várias críticas de seus seguidores, o youtuber faz propaganda da Blaze no Instagram. Em janeiro deste ano, por exemplo, Neto foi criticado por sugerir que o portal de jogos de azar pode ser uma opção de “renda extra” para as pessoas.
Sobre Neymar, o craque do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira foi anunciado em dezembro do ano passado como embaixador da Blaze e esta semana fez uma ação publicitária simulando a perda de milhões – com direito a choro fake – durante apostas em uma live.
Já no caso do Stake, a principal estrela é mesmo Drake, um tradicional apostador de criptomoedas.
Em ações simultâneas, Drake expõe suas apostas no seu perfil do Instagram – com 134 milhões de seguidores – enquanto na plataforma da Stake transmite ao vivo suas apostas e suas reações. Quem cuida de tudo isso são os 370 funcionários da empresa treinados para atender jogadores VIP e “super” VIP, relata o FT.
A Stake não economiza publicidade: além de Drake, a empresa patrocina vários canais no Youtube, inclusive de brasileiros que produzem conteúdos sobre MMA, como Diretasso, Super Lutas e Sexto Round — para atender os jogadores, a plataforma também aceita depósitos via PIX.
A plataforma possui cerca de 6 milhões de contas registradas, mas o número de usuṕarios regulares, ou seja, que jogam sempre ou de vez em quando, é de 600 mil. Grande parte desse montante são de países asiáticos e do Brasil, ressalta a reportagem.
Ingo Fiedler, co-fundador do Blockchain Research Lab, disse que grande parte do sucesso do Stake.com pode ser devido ao fato de a criptomoeda e o jogo serem companheiros naturais, ambos atraindo clientes dispostos a correr riscos.
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