O governo do Vietnã está se pronunciando após os promotores da OneCoin – um esquema de investimento em moeda digital amplamente acreditado como uma fraude – alegarem que havia sido concedida uma licença formal no país.
As fontes de mídia locais informam que, durante um evento no início deste mês, os proponentes da moeda digital alegaram que a OneCoin tinha uma licença para operar pelo Departamento de Administração do país.
De acordo com o BehindMLM, que acompanha os esquemas de marketing multi nível em todo o mundo, o governo moveu-se para emitir uma negação rápida depois de receber perguntas daqueles que ostensivamente foram chamados para comprar a OneCoin.
Aqueles que são encorajados a entrar no sistema OneCoin são convidados a comprar “pacotes” que podem então ser trocados pela suposta moeda digital. Eles ainda são induzidos a encontrar outros para investir para expandir suas recompensas prometidas.
Especificamente, o governo vietnamita disse que os documentos de licenciamento alegados compartilhados nas mídias sociais eram falsos e com assinaturas falsas. BehindMLM acrescenta ainda que, na sequência das declarações do governo vietnamita, os promotores da OneCoin no Vietnã retiraram as licenças falsas das redes sociais.
A OneCoin é acusada de operar um esquema de Ponzi trazendo investidores através de promessas de retornos de investimentos significativos.
Países, incluindo Alemanha, Índia e Itália, entre outros, agiram nos últimos meses para barrar a OneCoin e seus proponentes.