Uma pessoa acena com uma das mãos em sinal de pare
Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou nesta segunda-feira (05) um alerta de atuação irregular no mercado brasileiro da ByBit Fintech Limited, empresa de criptomoedas com sede em Singapura. Segundo a autarquia, em Ato Declaratório CVM 20.123, a entidade não está autorizada a atuar como corretora de valores mobiliários ou captar clientes no Brasil e determina a “imediata suspensão de ofertas públicas”.

“Aos participantes do mercado de valores mobiliários e ao público em geral que as pessoas citadas não estão autorizadas por esta Autarquia a atuar como intermediários de valores mobiliários ou a captar recursos de investidores para aplicação em valores mobiliários, por não integrarem o sistema de distribuição previsto no art. 15 da Lei nº 6.385”, diz um trecho do documento assinado pelo relator e superintendente Francisco José Bastos Santos.

Publicidade

Conforme descreve o Ato Declaratório, a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediário (SMI) identificou indícios de que a ByBit busca captar clientes residentes no Brasil, por meio dos sites mencionados e de perfis em redes sociais, para a realização de operações com valores mobiliários. as páginas de internet mencionadas no documento são: ‘www.bybit.com’ e ‘www.bybit.com/pt-BR’.

Portanto, a autarquia determinou a imediata suspensão de qualquer oferta pública, de forma direta ou indireta, a investidores residentes no Brasil de oportunidades de investimento em valores mobiliários.

Caso a empresa não cumpra o stop order da CVM, diz comunicado, tanto a ByBit quanto as pessoas que venham a ser identificadas como participantes dos atos irregulares estarão sujeitos à multa cominatória diária no valor de R$ 1 mil.

Procurada para comentar sobre o assunto, a ByBit enviou o seguinte posicionamento:

“A Bybit está tomando medidas para garantir que entendemos totalmente os requisitos e demandas do regulador sobre as nossas ofertas de negociação de derivativos. Responderemos em conformidade, com o objetivo de resolver o assunto amigavelmente no melhor interesse de todas as partes. No momento, não podemos comentar sobre uma situação em evolução”.

Publicidade

ByBit vs Reguladores

Não é só o regulador brasileiro que aponta irregularidades da ByBit, pois no início do ano a empresa também foi alvo da Autoridade de Conduta do Setor Financeiro (FSCA), agência reguladora do mercado de capitais da África do Sul. Na mesma diretiva, o FTX também foi citada.

Na época, a ByBit afirmou à reguladora que estava disposta a se candidatar para obter a autorização necessária.

Há cerca de três meses, a ByBit passou por uma reestruturação em seu quadro de funcionários, seguindo uma medida que foi comum entre as corretoras de criptomoedas à época devido à crise no mercado causada pelo inverno cripto.

VOCÊ PODE GOSTAR
Miniaturas de homens em cima de moeda de Bitcoin gigante fazendo medição pela metade

Halving do Bitcoin mostra que a criptomoeda ainda tem espaço para subir, afirma Bitfinex

O preço do Bitcoin caiu essa semana, mas a Bitfinex afirma que o comportamento de grandes investidores é similar a 2020 — antes da grande corrida de alta
Imagem da matéria: Como minerar Runes durante o halving do Bitcoin sem quebrar

Como minerar Runes durante o halving do Bitcoin sem quebrar

Com o halving do Bitcoin no horizonte, Leônidas, usuário do Twitter, transmitiu algumas dicas importantes sobre como cunhar Runes
Imagem da matéria: Presidente da Colômbia é suspeito de ter recebido financiamento ilegal de empresa cripto

Presidente da Colômbia é suspeito de ter recebido financiamento ilegal de empresa cripto

Campanha do atual presidente da Colômbia em 2022 teria tido apoio ilegal da empresa de criptomoedas Daily Cop
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

Após entrar no top 10 de ETFs com a maior sequência de entradas diárias, o ETF da BlackRock deu uma pausa