várias moedas de ethereum eth junto a uma placa de vídeo
Foto: Shutterstock

A Bitmain, uma das maiores empresas de mineração de bitcoin do mundo, colocou à venda nesta quarta-feira o seu mais novo produto voltado para mineração de ETH, mesmo com a rede Ethereum próxima de encerrar a mineração na modalidade Proof of Work (PoW ou ‘Prova de Trabalho’ em português). A “nova’ mineradora, no entanto, já havia sido lançada em abril desta ano.

Em um post no Twitter na terça-feira (05), a empresa descreveu a configuração da ‘Antminer E9’. Segundo a empresa, a nova mineradora tem o poder de 2400 Megahertz e consumo de energia de 1920 Watts, se usada com o algoritmo ‘ethash’.

Publicidade

“Antminer E9 é equivalente a 25 placas de vídeo [GeForce] RTX 3080”, afirma publicação. Na plataforma de venda da Bitmain, o produto é vendido por US$ 15.000, com um adicional de US$ 150 para envio.

No entanto, o timing da chegada do produto parece ter deixado os usuários com o pé atrás.

“Nova mineradora quando ETH vai para [Proof of Stake] PoS? Haverá entrega após a fusão?”, questionou o usuário MorrisMustang.eth.

Ele se referiu a tão aguardada transição do consenso de proof of work (PoW) para proof of stake (PoS) na rede Ethereum, que pode acontecer ainda neste ano. Com a mudança — processo também conhecido como A Fusão —, encerra-se a mineração por meio de prova de trabalho; testes estão sendo realizados há vários meses.

Um usuário bom de memória ironizou a ação de marketing da Bitmain, relembrando que Antminer E9 já havia sido lançada meses atrás e só agora foi colocada à venda. 

“É oficial! A hora chegou. A Bitmain está se livrando de suas [mineradoras] E9 com as quais eles mineram secretamente há muito tempo e pouco antes do Ethereum ir para o PoS e todas as moedas ETH se tornarem inúteis para as minhas [máquinas] Quem quer comprar?”, ironizou Hans Jørgen Steg.

Publicidade

Na época do lançamento, em abril deste ano, a Bitmain forneceu informações técnicas diferentes, mas com o mesmo propósito, em tentar mostrar superioridade sobre as placas GeForce, um produto da Nvidia.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?

Se a SEC considera o Ethereum um valor mobiliário, o que acontecerá com os ETFs?

Agora o ETH terá um caminho ainda mais longo para chegar a Wall Street, mas isso é uma surpresa para poucos
moeda de ethereum ao lado de grafico de preço

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Ethereum para 1º de maio

Com pedidos de ETFs sendo analisados pela SEC, o mês de maio pode ser crucial para a segunda maior criptomoeda do mercado
Imagem da matéria: Bitcoin e Ethereum voltam a subir após taxas de juros permanecerem inalteradas nos EUA

Bitcoin e Ethereum voltam a subir após taxas de juros permanecerem inalteradas nos EUA

Bitcoin e Ethereum estão se recuperando após alguns dias difíceis que antecederam a decisão do Federal Reserve de não alterar as taxas de juros
Imagem da matéria: SEC enquadrou secretamente o Ethereum como valor mobiliário em 2023, afirma Consensys

SEC enquadrou secretamente o Ethereum como valor mobiliário em 2023, afirma Consensys

Gurbir Grewal, Diretor da SEC, emitiu uma Ordem Formal interna em 28 de março de 2023, anunciando uma investigação sobre o “Ethereum 2.0″